Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Sindicato defende médico preso por omissão de socorro

O Sindicato dos Médicos e a Associação Médica de Mato Grosso emitiram uma nota de apoio ao médico Vinicius Gonçalves de Almeida, preso na madrugada da última terça-feira (13) por omissão de socorro a um homem que teria sido atacado por dois cachorros da raça Pit Bull.  


O Sindicato e a Associação repudiaram a prisão do médico e disseram acreditar na inocência de Vinicius. Eles pedem ainda apuração dos fatos, e se constatada abuso de autoridade por parte dos oficiais, além da punição.

Confira a nota na íntegra:

O Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso e a Associação Médica de Mato Grosso, com o fim de esclarecer melhor a sociedade cuiabana e a população do Estado de Mato Grosso, sobre a conduta exercida pelo médico plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Dr. Vinicius Gonçalves de Almeida, vem a público informar, após avaliação e análise dos fatos ocorridos no dia 13 de janeiro de 2009, que o mesmo deu total cumprimento ao que está estabelecido na Portaria 2.657/GM, de 16 de dezembro de 2004 do MINISTÉRIO DE ESTADO DE SAÚDE, a qual estabelece as atribuições das centrais de regulação médica de urgência e dos SERVIÇOS DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA – SAMU, com relação à orientação e assistência prestada ao cidadão atacado por um cão, sendo realizada de forma ética com total agilidade e preceitos técnicos, obedecendo ao protocolo de conduta dada pela mesma. 

Tomamos a liberdade de esclarecer que o SAMU - SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA e de suas Centrais de Regulação Médica tem por fim de garantir resposta efetiva as especificidades das demandas de urgência as grades de referência, levando em conta quantidades, tipos e horários dos procedimentos ofertados, bem como a especialidade de cada serviço, organizado em redes e linhas de atenção, com a devida hierarquização entre as necessidades dos pacientes atendidos pelo SAMU e a oferta da atenção necessária em cada momento. 

Tem por fim, portanto, entre as suas atribuições específicas, identificar, qualificar e classificar os pedidos de socorro oriundos das unidades de saúde, julgar sua pertinência e exercer a telemedicina sempre que necessário. Discernir sobre a urgência, a gravidade e o risco de todas as solicitações e hierarquizar estas necessidades, decidindo sobre a resposta mais adequada para cada demanda. 

Ainda, dentre outras, monitorar e orientar o atendimento feito pelas equipes de Suporte Básico e Suporte Avançado de Vida, em ações conjuntas, tais como a Defesa Civil, PM e Corpo de Bombeiros, etc. Todos estes procedimentos foram feitos pelo médico plantonista da Central de Regulação do SAMU, naquele momento. 

Sendo o mesmo contratado para exercer suas funções naquela Central de Regulação, estando cumprindo ordens determinadas pela SES e seguindo orientações protocolares da referida Portaria, não deixou em nenhum momento de seguir orientações previstas no Código de Ética Médica. 

Diante de tais circunstâncias, REPUDIAMOS VIEMENTEMENTE A CONDUTA DE DETENÇÃO,DE FORMA ALGEMADA, SEM QUEIXA DA VÍTIMA ANTES DO OCORRIDO, EXERCIDA DE FORMA ARBITRÁRIA E COM AUTORITARISMO DADO PELOS MEMBROS DA POLICIA MILITAR AO CIDADÃO, MÉDICO, DR. VINICIUS GONÇALVES DE ALMEIDA. 

Acreditamos em sua inocência e exigimos das autoridades competentes apuração dos fatos com a devida punição dos envolvidos, se assim o merecerem. Salientamos que essa conturbação apenas serviu para aumentar a união da Categoria Médica e a busca da sua dignidade profissional. 

DR.LUIZ CARLOS DE ALVARENGA – PRESIDENTE DO SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE MATO GROSSO E DR. RODNEY MADY – PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MATO GROSSO.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet