Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Posse de Obama terá maior esquema de segurança da história americana

Uma série de medidas de segurança sem precedentes tomam a capital americana para o juramento de Barack Obama como presidente nesta terça-feira (20), e é esperado que o nível de ameaça contra o primeiro presidente negro dos Estados Unidos se mantenha elevado até muito depois de sua posse.



Mais de 12,5 mil soldados e reservistas militares, milhares de policiais metropolitanos e equipes dos 57 Estados de todo o país chegaram a Washington para proteger a cerimônia --e o presidente-- de qualquer ataque terrorista. 

Com as estimativas de que um número recorde de 2 milhões de pessoas assistirá à cerimônia, o Departamento de Segurança Interna considera a posse de Obama um acontecimento de segurança nacional especial.

"Penso que todos devemos estar preocupados com um ataque químico, biológico, potencialmente radioativo", disse nesta quarta-feira (14) o diretor do comitê das Forças Armadas para a posse, general Richard Rowe.

Esquema
Para fazer frente à ameaça, funcionários se ocupam de colocar em marcha o que tem sido considerada a maior e mais avançada operação de segurança para uma cerimônia de posse da história.

Na capital americana haverá patrulhas aéreas, instalações de mísseis, rondas com lanchas no rio Potomac, análises de ameaças químicas e biológicas, organização de apoio médico de grande escala em caso de ataque e seguranças no local, tanto visíveis como a paisana.

Uma "perfeita tempestade" de fatores, no entanto, se avizinha nos próximos meses, o que fará com que a segurança especial em torno de Obama seja mantida por bastante tempo ainda, declarou Mark Potok, diretor do Projeto de Inteligência do centro Southern Poverty Law (SPLC), que monitora grupos racistas.

Entre os fatores externos se incluem a recessão econômica, que pode alentar o ódio de grupos extremistas nos Estados Unidos, alguns do quais estão "indignados pela presença de um homem negro na Casa Branca", disse Potok.

Racismo

"É obvio que nosso primeiro presidente negro enfrenta alguns perigos que outros presidentes não tiveram", acrescentou Potok, e destacou que Obama começou a receber proteção especial 18 meses antes da eleição de 4 de novembro de 2008, antes de qualquer outro candidato.

O SPLC informou que o Serviço Secreto responsável pela segurança dos presidentes reconhece que Obama recebeu mais ameaças que qualquer presidente eleito da história americana. Exemplo disso foi a prisão, dias antes da eleição, de dois homens brancos racistas no Estado do Tennessee, por planejar assassinar Obama.

Os ataque e as ameaças aumentaram de forma considerável desde sua vitória. Houveram ataques físicos, queima de cruzes --ação típica de grupos racistas brancos do sul associados a Ku Klux Klan-- e até estudantes de segundo grau que cantaram "assassinem Obama" em um ônibus escolar no Estado de Idaho em novembro passado.

Potok acrescentou que bonecos imitando Obama foram enforcados em numerosas oportunidades e que um morador da Califórnia foi preso na semana passada por colocar uma nota na internet que predizia que "Ele [Obama] terá uma calibre 50 [bala] em sua cabeça em breve".

A cor da pele do novo presidente se soma às preocupações sobre a segurança em um país com mais de 200 milhões de armas legalmente adquiridas, cerca de 30 mil mortes por armas de fogo ao ano e onde já foram assassinados quatro presidentes.

Fred Burton, vice-presidente de antiterrorismo e análises de inteligência geopolítica da agência privada de inteligência Stratfor disse que "o problema é uma coisa quando se conhece a ameaça potencial e há pistas as seguir", mas o desafio é outro "quando se buscam fantasmas."

Obama, que a partir da próxima quarta-feira (21) transitará em uma limusine Cadillac capaz de resistir a um ataque com granadas-foguete, disse ao jornal "The New York Times" durante a campanha eleitoral: "Tenho a melhor proteção do mundo... então, parem de se preocupar".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet