Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Presidente da Síria pede a países árabes que rompam relações com Israel

O presidente da Síria, Bachar al-Assad, pediu hoje (16) aos países árabes que têm relações diplomáticas com o Estado de Israel que fechem as embaixadas e suspendam os contatos com o país, informa a agência Lusa. As afirmações foram feitas na abertura da reunião da Liga Árabe, em Doha, no Catar, destinada a discutir o conflito entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.


Atualmente, somente o Egito e a Jordânia assinaram a paz com Israel e têm embaixadas israelenses funcionando em suas capitais.

O presidente sírio também apelou para a “reativação do boicote árabe a Israel” e citou a sua própria decisão de suspender as negociações indiretas com o país, pouco depois do início da ofensiva israelense na Faixa de Gaza e “após consultas com a Turquia”.

Bachar al-Assad também afirmou que a iniciativa de paz árabe proposta pela Arábia Saudita na Reunião Árabe de Beirute, em 2002, e relançada em março de 2007 na reunião de Riad, “foi morta por Israel e deve ser considerada morta”.

A iniciativa prevê a normalização das relações entre Israel e os países árabes em troca da retirada dos israelenses dos territórios árabes ocupados desde junho de 1967, a criação de um Estado Palestino com capital em Jerusalém-leste e uma solução “justa e acordada” da questão dos refugiados palestinos.

Depois do apelo do presidente sírio, a Mauritânia decidiu “congelar as relações políticas e econômicas com Israel”, em protesto contra a ofensiva em Gaza, informou um responsável pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país, ainda segundo a agência Lusa.

A Mauritânia é uma dos três únicos países da Liga Árabe que mantêm relações diplomáticas com Israel. O governo já havia anunciado, no dia 5 deste mês, a decisão de chamar o seu embaixador em Israel para protestar contra a ação militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet