Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Marquinhos do PTB define chapa e propõe mudança para UCMMAT

Enquanto o candidato à reeleição pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT), Aluísio Lima Pereira (PR), de Salto do Céu, busca o apoio do governador Blairo Maggi (PR) e enfrenta uma disputa interna com o vereador Francisco Vuolo (PR), o outro candidato já define a formação da chapa.


“Mudança com Segurança” é o nome da chapa de oposição que vai disputar as eleições para a União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT). A chapa é encabeçada pelo vereador Marco Junior Mendonça, o Marquinho (PTB), de Água Boa, e tem como vice-presidente Otávio Augusto Oliveira (PTC), de Curvelândia. A chapa, segundo os candidatos, pretende democratizar a entidade e torná-la de fato representativa dos parlamentos municipais e dos vereadores.

A chapa “Mudança com Segurança” quer interromper os quatros anos de mandato do atual presidente, Aluízo Lima Pereira, de Salto do Céu, que tenta se perpetuar no poder. Ele disputa mais uma vez o cargo depois que reformulou o estatuto da entidade permitindo a reeleição indefinida. “Nos moldes de Hugo Chaves, Aluizo quer mandar na UCMMAT pelo resto da vida”, afirma o vereador Marquinho. Além disso, ele incluiu no estatuto e no regimento interno artigos que garantem a ele o cargo de superintendente da entidade caso perca a eleição.

“É muita sede pelo poder. Já prevendo que iria perder a eleição, ele amarrou no estatuto e no regimento interno dispositivos para continuar mandando na UCMMAT. Nós queremos acabar com essa postura ditatorial”, afirmou o candidato a vice, Otávio Oliveira. Os membros da chapa oposicionistas alertam para o fato de os interesses pessoais do atual presidente sobreporem aos interesses das câmaras e dos vereadores. “Pelo visto ele quer um emprego vitalício, inclusive com alta remuneração às custas das contribuições dos vereadores”, acrescentou Otávio Augusto.

Uma carta de princípios, que pontua as propostas da chapa, prevê o fim da reeleição permanente, com mudanças no estatuto e no regimento interno para democratizar mais a entidade. “Queremos discutir isto com o conjunto dos presidentes de câmaras e os vereadores em geral, por meio de assembléias e a realização de encontros regionais. Entendemos que a participação de todos vai democratizar e fortalecer a UCMMAT e dar mais transparência em suas ações”, afirmou o candidato a presidente.

Neste sentido, a carta de princípios propõe ainda o fortalecimento da Assessoria Jurídica. “Um exemplo são os casos das cassações de vereadores, que não tiveram amparo político e jurídico da entidade, sendo obrigados a pagar assessorias particulares e não dispuseram nem do acompanhamento da Assessoria Jurídica da UCMMAT”, pontuou o candidato a vice.

Outras propostas da chapa “Mudança com Segurança” são: criação da Coordenação do Interior; organizar um calendário anual de encontros regionais; realizar cursos regionalizados; criação da Escola Legislativo; rever a mensalidade; definir percentual de repasse via AMM; construção da sede própria; reformulação do site da entidade; garantia de alojamentos e veículos para o vereador na capital; extinção da superintendência; e criação da Assessoria Contábil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet