Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Antidepressivos, suplementos de nicotina e programas de auto-ajuda ajudam a parar de fumar

Já se comprovou que o tabagismo é importante causa de doenças cardiovasculares, pois destrói as artérias, sendo responsável por 25% das mortes associadas às enfermidades do coração. Além disso, é o principal desencadeador de males pulmonares crônicos, como bronquite e enfisema, e responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão.


A fumaça inspirada pelos fumantes e pelos chamados "fumantes passivos" contém mais de 4.000 substâncias tóxicas. Isso por que na composição do cigarro encontram-se substâncias altamente nocivas à saúde, como a amônia, usada em produtos de limpeza, o cianeto, usado para matar rato, e o formaldeído, utilizado para preservar o corpo de animais mortos.

Estratégias para deixar de fumar
Normalmente, a decisão de largar o cigarro não é tarefa fácil. Assim, não tenha receio nem constrangimento de solicitar ajuda médica. O tratamento com antidepressivos, suplementos de nicotina, psicoterapia e programas de auto-ajuda aumentam as chances de sucesso. A Food and Drug Administration (FDA), agência de regulamentação de alimentos e drogas dos Estados Unidos, já aprovou o uso de antidepressivo bupropiona para ajudar a reduzir os sintomas de abstinência da nicotina. Uma dica é manter-se longe das oportunidades de fumar enquanto estiver no processo de desintoxicação. Outras sugestões: quando for a locais onde a tentação de acender um cigarri pode ser maior (cafés, bares, danceterias...), procure ficar na área de não-fumantes. Ou passe a freqüentar lugares em que o fumo é proibido.

Analisar o momento em que você sente vontade e identificar atividades para substituir o vício também são boas estratégias. Por exemplo: se você fuma quando fala ao telefone, tente encontrar algo que possa substituir esse comportamento, como rabiscar num bloco de papel ou ter um elástico em volta dos dedos para ocupar as mãos. Também desenvolva uma imagem negativa do hábito e lembre-se constantemente dos benefícios de não fumar.

Inicie um plano de caminhadas diárias de 30 minutos. Isso ajudará a prevenir o ganho de peso associado ao abandono do cigarro e reforçará a disciplina necessária para a consecução de seu objetivo. Outro conselho é jogar fora tudo o que faça lembrar cigarros. Chicletes sem açúcar também reduzem o desejo de ter alguma coisa na boca.

Mais vantagens para largar o cigarro

Em curto prazo

Melhora a respiração e aumenta a tolerância ao exercício físico;
Melhora o paladar;
Reduz manchas nos dentes;
Diminui despesas;
Evita a exposição das pessoas ao fumo passivo;
Promove um exemplo positivo para os filhos.
Em longo prazo

Reduz risco de doenças cardiovasculares, enfisema e bronquite;
Minimiza o risco de câncer de pulmão, de esôfago e outros;
Aumento o tempo e a qualidade de vida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet