Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Universo Jurídico

Projeto Padrinhos Solidários cadastra profissionais voluntários

A Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), ligada à Corregedoria-Geral da Justiça, está selecionando padrinhos solidários para atuarem na instituição Nossa Casa em Cuiabá. O objetivo é reunir um grupo de profissionais, que de forma voluntária, possa contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos meninos abrigados, como já acontece em outros abrigos da capital. O projeto Padrinhos: Pais Solidários do Poder Judiciário de Mato Grosso espera cadastrar profissionais formados em serviço social, psicologia, odontologia, medicina, entre outros.


Com os padrinhos solidários prestadores de serviço a expectativa é oferecer suporte técnico e psicológico aos meninos quando chegam ao abrigo ou quando são inseridos dentro de uma família adotiva. “Queremos proporcionar àqueles que vivem no abrigo a oportunidade de serem inseridos na sociedade e que os abalos emocionais sofridos possam ser minimizados e, principalmente, que a autoestima seja reconstruída”, explicou a secretária-geral da Ceja, Lindacir Rocha.

A Nossa Casa que funciona há 10 anos, conta atualmente com 17 meninos abrigados com idades entre 12 e 17 anos. A maioria desses adolescentes não tem nenhum vínculo familiar, a única referência são os funcionários do abrigo. Muitos deles também se encontram em situação de risco e precisam de um acompanhamento psicológico. “A nossa expectativa é que com a parceria com o projeto Padrinhos possamos encontrar profissionais que queiram nos ajudar e contribuir para a formação desses meninos”, ressaltou a presidente da instituição, Elaine Silva Gasparelo.

A presidente da instituição explicou que trabalhar o emocional desses meninos é fundamental, pois muitos perderam suas referências e outros estão abrigados há mais de cinco anos. “Não temos como contratar esses profissionais, entretanto sabemos da importância e de como eles são essenciais para o fortalecimento desses adolescentes. A nossa esperança é que eles adotem a causa e doem um pouco de seu tempo para essas crianças”, frisou.

Os interessados em conhecer a Nossa Casa podem se dirigir a Rua dos Buritis, quadra 12, casa 3 no bairro Jardim das Palmeiras, na região do Coxipó. A casa fica próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB). Quem quiser ser um padrinho solidário basta se dirigir ate a Ceja, que fica instalada no prédio do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, no Centro Político Administrativo, para preencher a fixa de cadastro.

PAIS SOLIDÁRIOS – O projeto Padrinhos: Pais Solidários foi lançado em 2008 pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Emprego, Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Setecs). Desde que foi implantado já cadastrou 54 padrinhos solidários que oferecem carinho e afeto, recursos financeiros ou prestação de serviços às crianças e adolescentes apadrinhadas.

Entre os prestadores de serviço que já atuam nos abrigos de Cuiabá estão dermatologista, fisioterapeuta, advogado, professor, ginecologista, odontólogo, entre outros. Eles realizam trabalho gratuito e voluntário sempre que há a necessidade e de acordo com a disponibilidade. Todos os profissionais foram cadastrados e avaliados para saber se o perfil era compatível com a atividade que iriam desempenhar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet