Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Crianças e adolescentes do Peti formarão ''mini orquestra''

A grande novidade do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de Cuiabá para este ano será a preparação de um grupo de pelo menos 60 meninos e meninas para compor a “orquestra do Peti”, que começa ensaiar um repertório especial para apresentações durante todo ano. Integrarão a equipe alunos do coral, flauta, violão e violino. A perspectiva é trazer um professor de percussão e outro de violoncelo, para completar o trabalho de música.


Nos últimos três anos, coral realizou cerca de 300 apresentações oficiais em eventos da Prefeitura de Cuiabá e como convidado de instituições externas, públicas ou particulares. Para a coordenadora do Peti, Marci Barros, a participação das crianças é importante até como retorno à sociedade do trabalho pedagógico, artístico e cultural desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Smasdh). “Cada dia que passa as crianças se aperfeiçoam mais nas diversas técnicas, seja no canto, violão, violino, flauta, karatê ou futebol, eles sempre brilham por onde passam”.

O professor de música Fábio da Silva Oliveira, 26, explica que é comum chegarem crianças e adolescentes rebeldes e com diversas dificuldades em casa, seja de estrutura familiar ou falta de dinheiro, o que as obrigava a desenvolver trabalhos na rua, como guardadores de carro, vendedores ambulantes e até pedintes. "A música é importante porque resgata a sensibilidade, permite o autoconhecimento e ainda ajuda a tocar a alma, o que permite uma transformação mais profunda. A arte realmente dá novos horizontes a qualquer pessoa, às crianças é algo fantástico".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet