Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap aperfeiçoa uso de energia no Ribeirão do Lipa

A base de captação de água bruta da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap), localizada no Ribeirão do Lipa, está sendo testada na sua parte elétrica e estrutural, com o objetivo de reduzir o custo com energia elétrica.


Segundo o engenheiro do setor de distribuição e macro medição da Sanecap, Paulo Mário Cardoso, a Companhia, desde sexta-feira (02-01), está realizando testes contínuos de desligamento de energia, com o objetivo de saber se caso desligue o conjunto moto bomba de uma estação, o abastecimento não fica prejudicado na cidade.

"Os custos de energia também tendem ser mais reduzidos, uma vez que a Prefeitura de Cuiabá trocou os motores de alta tensão pelos de baixa tensão. A Companhia substituiu por quatro unidades de 500 CV. Na prática, a capacidade operacional permanece a mesma, excetuando-se a segurança proporcionada pelos novos equipamentos", informou o diretor técnico da Sanecap, engenheiro Édio Ferraz Ribeiro.

Ele ainda explicou que esta reforma irá garantir a consolidação da ‘reserva instalada’, o que, na prática, não existe, pois poderia comprometer a vazão. "Com os novos motores operando, vamos poder intercalar. Os atuais bombeiam 115 mil e 200 metros cúbicos de água/dia às ETAS das Avenidas Presidente Marques e São Sebastião, 1.300 mil litros/segundo, representando 65% a 70% do abastecimento do município".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet