Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Diógenes diz que PCC usam traficantes de MT para levar drogas aos grandes centros

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, desmentiu a informação de que a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) tenha tomado conta da fronteira, mas não descartou a influência do grupo no Estado. “A forma como foi colocado dá impressão que a fronteira está totalmente tomada e não é assim”, declarou em entrevista exclusiva ao site Olhar Direto.


Segundo Diógenes, essas facções criminosas utilizam-se de traficantes intermediários do Estado, que geralmente são pessoas que já são da região e possuem contato com os fornecedores da Bolívia, para se beneficiar com o tráfico. “Mas isso não quer dizer que elas tomaram conta. Eles não estão ali. Os intermediários são pessoas da própria região. Só que não dá para dizer também que são células dessas facções, porque não são. Isso não existe. O que existe, são pessoas contratadas por essas facções que se utilizam da estrutura deles para poder levar droga para os grandes centros”, explicou.

Por Mato Grosso fazer parte da rota do tráfico, é que o secretário pediu a entrada do Estado no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que antes atendia apenas 11 regiões críticas, excluindo Mato Grosso do cenário. “Só que os problemas dessas áreas têm sua origem no tráfico de entorpecente, por isso é importante investir também no Estado para que se possa melhorar a situação”, enfatizou.

A partir de 2009, Mato Grosso já receberá recursos do programa que tem um orçamento total de R$ 4,7 bilhões. Com o incentivo do Pronasci, será construído o presídio de Jovem e Adulto com investimento na ordem de R$ 14,5 milhões, além das bases comunitárias móvel para o Grupo Especial de Fronteira. “Havíamos solicitados duas vieram quatro para fazer o atendimento à população”, contou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet