Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Novas regras de trânsito entram em vigor nesta quinta-feira (1º)

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determinou para esta quinta-feira (1º) o início de novas regras para o trânsito. A mudança que afetará diretamente os futuros condutores será o aumento da carga horária dos cursos teórico e prático para tirar a carteira de habilitação. As outras alterações são a restrição do uso de faróis de xenônio e o novo lacre de identificação nas placas.


CNH
Para tirar a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o futuro condutor terá de cumprir 45 horas de aulas teóricas. Já o curso de direção veicular, antes com carga horária de 15 horas aula, passa a ser de 20 horas aula.

O curso de prática de direção para motocicleta também sofre modificações, e poderá ser realizado em via pública, com monitoramento pelo instrutor em outro veículo.

Kits de xenônio
Além da formação dos condutores, o Contran publicou uma resolução para controlar o uso dos faróis de gás xenônio. Segundo a nova regra, só poderão rodar com esse tipo de farol os veículos que tiverem um sistema que regule a altura das lâmpadas, quando existir desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas.

Outro equipamento de segurança obrigatório é o limpador de farol, que evita que os fachos de luz sejam alterados pela sujeira e atrapalhem a visibilidade dos condutores de outros carros.

Os dois equipamentos são instalados nos veículos que vêm de fábrica com os faróis de xenônio. Ou seja, quem instalou o kit de xenônio depois de comprar o carro terá de retira-lo. As irregularidades são consideradas infração grave, com multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Lacre
Carros e motos que forem emplacados a partir desta quinta-feira receberão o novo lacre para placas, que impossibilita fraudes, que visa impossibilitar crimes, como roubo de veículos, clones de placas, desmanches fraudulentos e desvio de carros para as fronteiras.

O lacre é ainda um instrumento para desarticulação das máfias que envolvem setores de emplacamento de veículos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet