Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cultura

Secretária de Cultura promete ação integrada para organizar Lapa

Em vez de um choque de ordem, a região da Lapa e seu entorno - área que se transformou em pólo turístico, gastronômico e cultural -, no Centro do Rio, vai passar por ação integrada promovida por várias secretarias e órgãos públicos. O objetivo, segundo a secretária de Cultura, Jandira Feghali, é qualificar a região para moradores, comerciantes e freqüentadores. Este projeto está sendo chamado de Lapa Legal. 


Em reunião realizada nesta terça-feira (6), os secretários de Cultura, Ordem Pública, Urbanismo, Ação Social, Obras e Pessoa com Deficiência e representantes da Comlurb (companhia de limpeza urbana), CET-Rio e da Rioluz discutiram como ordenar a região. O Lapa Legal vai abranger a área da Cinelândia ao Campo de Santana. Segundo Jandira, os participantes apresentaram questões e demandas da região, como a necessidade de iluminação mais adequada e melhoria da segurança.

“Na próxima quinta-feira (8) vamos nos reunir com representantes de comerciantes, moradores e ambulantes. Sabemos que os ambulantes já estão organizados, mas queremos melhorar a estrutura para quem trabalha lá, colocando banheiros, por exemplo. Vamos avaliar as necessidades e na sexta-feira (9) vamos discutir as medidas que vamos tomar a curto, médio e longo prazos”, anunciou a secretária de Cultura, que coordena o projeto Lapa Legal.

Transporte, estacionamento, calçadas
Além da iluminação e da segurança, também será avaliados o transporte, estacionamento, utilização das calçadas. A secretária pretende colocar em prática as primeiras medidas a partir da última semana de janeiro ou início de fevereiro.

“Não vai ser um choque de ordem, mas uma ação integrada transversal. Queremos fazer da Lapa um projeto modelar de gestão de áreas de proteção da ambiência e cultural, com preservação do patrimônio, moradia, tratamento acústico para as casas de shows. Vamos organizar a Lapa sem interferir na dinâmica da região”, enfatizou Jandira.

Ação integrada
O secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, disse que vai pedir a uma equipe que faça um mapeamento noturno – período de maior movimento na região – para ter uma noção do tamanho do efetivo que será empregado para solucionar os problemas de desordem urbana, como estacionamento irregular, moradores de rua e camelôs.

“A desordem no Centro é muito grande e problemática. A Lapa vai ter um tratamento especial por ser um ponto turístico e de atividade comercial intensa. A Guarda Municipal vai agir integrada com a Polícia Militar para garantir a segurança”, disse Bethlem.

As primeiras medidas adotadas no Lapa Legal serão anunciadas no próximo domingo (11) pelo prefeito Eduardo Paes, na abertura do Fashion Rio.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet