Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Educação

Novas regras de ortografia da língua portuguesa entram em vigor hoje

A partir desta quinta-feira (1º) os brasileiros devem começar a se acostumar a escrever em português com base nas novas regras de ortografia. A mudança será gradual, e as instituições de ensino fundamental e médio têm até 2012 para se adequar. Porém, não estranhe ao ler as palavras "heroico", "ideia", "feiura" e "assembleia", por exemplo, sem o acento agudo. Também pode causar espanto o uso das palavras "mandachuva" e "paraquedas" sem o hífen e, ao contrário, escrever "micro-ondas" com hífen.


Firmado em 1990, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa traz alterações significativas na acentuação de algumas palavras e no uso do hífen. Além disso, extingue o trema. A partir de 2009, acostume-se a ler "linguiça" e "tranquilo" desta forma.

No Brasil, as alterações atingem aproximadamente 0,5% das palavras. Nos países que adotam a ortografia de Portugal o percentual é de 1,6%.

O Brasil será o primeiro país da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) --que reúne, além do Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste-- a adotar oficialmente a nova grafia, prevista pelo acordo.

Ao todo, são cerca de 230 milhões de falantes no planeta, sendo que a maioria está no Brasil, que tem 185 milhões de habitantes.

A língua portuguesa é o sétimo idioma mais falado no mundo. Antes dele, vem, respectivamente, o chinês, o hindi, o inglês, o espanhol, o bengali e o árabe. Ao todo, são oito os países que têm o português como idioma oficial, mas há somente duas variantes de ortografia: brasileira e portuguesa.

Com o acordo, estes países visam por fim a várias grafias e dar maior visibilidade ao idioma. Isso contribuiria para sua afirmação no cenário internacional, principalmente em entidades como a ONU (Organização das Nações Unidas).

Transição

Os estudantes dos ensinos fundamental e médio vão conviver com a dupla ortografia até 2012. A tolerância também será estendida para vestibulares e concursos públicos, cujas provas deverão aceitar como corretas as duas normas ortográficas.

Os livros didáticos do ensino fundamental terão entre 2010 e 2012 para adotar a nova ortografia em todas as séries. No ensino médio, a medida tem início a partir de 2012.

História

Esta não é a primeira grande alteração a que a língua portuguesa foi submetida. A última reforma da língua portuguesa, em 1972, foi marcada pelas mudanças na acentuação.

À época, deixaram de ser usados o acento circunflexo que diferenciava, por exemplo, o substantivo "govêrno" e o verbo "governo", o acento grave em palavras como "sòmente" e "sòzinho" e o trema facultativo na palavra "saüdade".

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet