Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Sema e Bombeiros vão sobrevoar Parque Estadual Encontro das Águas

Um helicóptero do Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAER), da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), vai sobrevoar nesta quarta-feira (14), pela manhã, o Parque Estadual Encontro das Águas. Segundo o tenente-coronel BM, João Rainho Júnior, vários focos de incêndio ameaçam parte da área do parque localizado na divisa entre os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


Diante da notícia de focos de incêndio na região (cerca de 29), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), solicitou ao Corpo de Bombeiros Militar a avaliação da área. O sobrevôo na região servirá para avaliar o tamanho do incêndio e definir a quantidade de homens que serão deslocados para o parque para conter os incêndios.

“Estaremos avaliando também o tipo de vegetação e os locais onde estão localizados os focos de incêndio, para que possamos planejar as ações de contenção”, explicou o tenente coronel Rainho. As primeiras informações indicam que os incêndios são subterrâneos, decorrentes da pouca quantidade de chuvas na região. “Este ano ainda não choveu o suficiente no Pantanal. Uma parte do Pantanl ainda não está alagada, o que pode ter provocado o incêndio”, disse Rainho. Um técnico da Superintendência de Fiscalização da Sema acompanhará o vôo.

PARQUE – O Parque Estadual Encontro das Águas faz divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, na região do Pantanal de Mato Grosso. O Parque foi criado em 2005. Com cerca de 108.900 hectares, está localizado entre as cidades de Porto Cercado e Barão de Melgaço, na região sul do Estado.

A área é bacia coletora de vários rios importantes, como o Cuiabá, Pirigara, Cassange, Três Irmãos e Alegre, além, do Rio Piquiri. Toda essa riqueza hídrica e de tipos de habitats faz do local um ambiente singular no que diz respeito à manutenção da biodiversidade pantaneira.

Os focos de incêndio estão localizados na região extremo sul do município de Barão de Melgaço
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet