Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Mundo

Obama pretende dar novo impulso a relações com América Latina

A América Latina voltará ao centro foco das atenções dos Estados Unidos durante a presidência de Barack Obama, que toma posse na próxima semana. “Retornaremos a uma política de vigoroso compromisso com a América Latina, buscando um entendimento mais profundo e um mais amplo comprometimento do Caribe à América Central e do Sul”, afirmou nesta terça-feira a futura Secretária de Estado, Hillary Clinton, no Comitê de Relações Exteriores do Senado


Segundo Hillary, o novo governo aposta em uma estratégia comum para o desenvolvimento de energias renováveis, com troca de tecnologias e novos investimentos. Desde 2007, os Estados Unidos mantém acordo com o Brasil para produção de etanol em países latino-americanos.

“Esperamos ansiosamente para trabalhar em muitos destes temas durante a Cúpula das Américas, em abril”, disse a senadora. A quinta Cúpula das Américas acontecerá em Trinidad e Tobago de 17 a 19 de abril e terá como temas centrais prosperidade humana, sustentabilidade ambiental e segurança energética.

Em um longo discurso, Hillary enumerou as prioridades do novo governo em matéria de política externa e frisou que o momento é de oportunidade para fortalecimento da cooperação com os países latino-americanos. “Não apenas partilhamos interesses estratégicos, políticos e econômicos co nossos amigos do Sul. Nossas relações também são fortalecidas por nossa herança ancestral e cultural comum”, ressaltou.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet