Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Israel promete cessar bombardeios na Faixa de Gaza por três horas diárias

O Exército de Israel anunciou que a partir desta quarta-feira (7) vai interromper os bombardeios em Gaza durante três horas todos os dias. Os ataques israelenses na região palestina dominada pelo Hamas entraram hoje no 12º dia, com um saldo de 635 mortos e 2.900 feridos em Gaza e nove mortos no lado israelense.


"Decidimos cessar os bombardeios em Gaza entre 13h e 16h (9h e 12h do horário de Brasília) todos os dias a partir de hoje, quarta-feira", declarou, à France Presse, a porta-voz militar de Israel Avital Leibovich.


A decisão foi adotada depois que Israel aceitou abrir um corredor humanitário na Faixa de Gaza , submetida a bombardeios que na terça-feira deixaram pelo menos 40 mortos em uma escola administrada pela ONU. (assista ao lado)

O gabinete do primeiro-ministro Ehud Olmert anunciou nesta quarta-feira que Israel abrirá um corredor humanitário "para prevenir uma crise humanitária na Faixa de Gaza". A decisão foi comunicada à secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice.

Agências de ajuda reclamaram da grande crise enfrentada pelos 1,5 milhão de palestinos que vivem na Faixa de Gaza.

Proposta de cessar-fogo
O Egito anunciou nesta terça-feira (6) que está propondo um cessar-fogo imediato entre Israel e os palestinos na Faixa de Gaza, que seria seguido de conversações para um acordo de longo prazo entre os dois lados em conflito. As negociações incluiriam o fim do bloqueio à região palestina dominada pelo Hamas.

Mapa indica a localização da Faixa de Gaza. (Foto: Editoria de Arte/G1)O presidente do Egito, Hosni Mubarak, apresentou a proposta em um comunicado breve depois de conversar com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, na cidade egípcia de Sharm el-Sheikh.

Em 2008, o Egito conseguiu mediar uma trégua de seis meses entre Israel e o Hamas, que chegou ao fim em 19 de dezembro. Após esta data, o Hamas voltou a lançar foguetes contra o território israelense alegando que Israel mantinha o bloqueio contra Gaza.


"O presidente Mubarak convida principalmente o lado israelense para discutir a questão da segurança de fronteiras sem demora", disse Sarkozy, nesta terça-feira (6).

Israel estudará o plano, disse nesta quarta o presidente do país, Shimon Peres, em declarações à rede britânica "SkyNews".

Um representante do Hamas disse ter reservas em relação à iniciativa egípcia e insistiu na necessidade de que, em primeiro lugar, Israel pare sua ofensiva armada. "Dissemos ao Egito que insistimos na suspensão do bloqueio a Gaza, parando a agressão contra nossa gente e abrindo todas as passagens fronteiriças", afirmou o representante do Hamas no Líbano, Osama Hamadan.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet