Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Araguaia será 'vale da esperança', prevê Homero

A região do Araguaia, que se prepara para viver um boom do desenvolvimento há anos, terá no grupo empresarial Cluster de Bioenergia o condutor dessa transformação com um aporte de R$ 2,8 milhões na construção de três usinas de biocombustível. Em discurso na solenidade de lanaçamento, o deputado federal Homero Pereira afirmou que o empreendimento irá irradiar mudanças econômicas também a outras cidades próximas dos municípios Barra do Garças, Água Boa, Canarana, Nova Xavantina, Campinápolis e Araguaiana e onde as plataformas serão instaladas.


“Nasce na região um novo modelo de desenvolvimento econômico. A vez é do Araguaia graças à decisão política do governador Blairo Maggi. Que deixa de ser Vale dos Esquecidos para transformar em vale da esperança”, afirma Homero.

O Governo de Mato Grosso e a empresa Cluster de Bioenergia assinaram nesta quinta-feira (15.01), um Termo de Acordo para oficializar a decisão do grupo em investir na região do Vale do Araguaia (Leste de Mato Grosso).

As negociações entre os empresários e o governo, no sentido de viabilizar atrativos ao capital privado para a região, iniciaram em outubro de 2007. O complexo industrial compreende o beneficiamento de cana-de-açúcar, na produção de etanol, bioenergia e suplemento para gado, em Barra do Garças (509 km de Cuiabá).

No Termo de Acordo a ser assinado, o Grupo Cluster se compromete a implantar três destilarias com início de operação da primeira em 2012 e a última em 2016.

A expectativa dos investidores é de que sejam gerados 2.400 diretos em cada unidade, somando um total de 7.200 empregos diretos e mais de 28 mil indiretos na região assim que todas as usinas estiverem funcionando com capacidade total.



LICENCIAMENTO AMBIENTAL – Durante a solenidade foi assinado também um Termo de Cooperação entre a empresa Cluster de Bioenergia e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso. O documento trata da execução dos estudos sobre o licenciamento ambiental para funcionamento das destilarias do grupo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet