Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Turismo

Cruzeiros marítimos levam 500 mil turistas à costa brasileira

Milhares de turistas estão curtindo o verão a bordo de belos, modernos e confortáveis transatlânticos estrangeiros, que realizam cruzeiros marítimos de cabotagem na costa brasileira. Diante da crise econômica mundial e da disparada do dólar, nesta temporada muitos brasileiros substituíram a viagem ao exterior por uma viagem nacional pelo mar, especialmente depois de examinar a relação custo-benefício oferecida pelos navios que atracam em portos nacionais. O preço único e por pessoa dos cruzeiros marítimos inclui hospedagem, alimentação, entretenimento e diversos atrativos.


Catorze transatlânticos com bandeiras estrangeiras estão fazendo a alegria de cruzeiristas brasileiros, que devem chegar a 500 mil na temporada 2008/2009, iniciada em novembro passado e que se estenderá até abril, segundo estimativa da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar). Esse número significa crescimento médio de 25% em comparação com a temporada anterior. Ao todo serão realizadas 235 viagens de cruzeiro de cabotagem ou doméstica no País, isto é, com embarque e desembarque na costa brasileira.

"O turismo de cruzeiros continua o mesmo excelente mercado, nada a ver com a opção pelo turismo doméstico que cresceu em virtude da oscilação das moedas. Continua a ser um grande atrativo e o melhor produto em termos de custo-benefício", afirma Eduardo Nascimento, presidente da Abremar.

Empresas que comercializam viagens em navios e transatlânticos internacionais fixaram o câmbio do dólar abaixo da cotação atual para passageiros que fizeram reserva até novembro passado, e estão facilitando o pagamento da viagem em parcelas. Essa estratégia resultou em ocupação quase total (95%) dos navios no Natal e no réveillon, segundo dados da entidade.

Nesta temporada, os cruzeiros de cabotagem diversificaram roteiros e opções de entretenimento e lazer oferecidos aos passageiros. Há desde cruzeiros gastronômicos, passeios para solteiros, shows com cantores e bandas renomados, festas comandadas por DJs famosos, até a nova modalidade fitness, cujas atividades de ginástica e malhação a bordo são animadas por artistas e grupos famosos de TV. Roberto Carlos, Fábio Jr. e Zezé di Camargo & Luciano vão se apresentar em alguns navios.

Alguns transatlânticos vão atracar pela primeira vez na costa brasileira. É o caso dos navios de bandeira italiana MSC Música, da MSC; Costa Mediterrânea, da Costa Cruzeiros; Soberano, da Celebration; e Imperatriz, da CVC. Vinte e quatro destinos estão sendo visitados pelos cruzeiros de cabotagem na costa brasileira: Angra dos Reis, Belém, Búzios, Cabo Frio, Fernando de Noronha, Florianópolis, Fortaleza, Ilha de Jaguanum, Ilhabela, Ilhéus, Itajaí, Macapá, Maceió, Manaus, Natal, Paraty, Porto Belo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santarém, Santos, Vitória e Ubatuba.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet