Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Cachoeiras pelo Brasil são alternativas para se refrescar

Se você pensa que a única alternativa para se refrescar em um belo dia de sol são as belíssimas praias do País está enganado. O Brasil, por ter cenários naturais deslumbrantes, apresenta outras opções para os dias de calor, a exemplo das diversas cachoeiras. Selecionamos algumas das mais belas e conhecidas para você curtir.


Trilha das Sete Cachoeiras (SP)
A apenas 170km da cidade de São Paulo (SP), você pode apreciar uma região rica em belezas naturais, pessoas hospitaleiras e trilhas de diversos níveis. A caminhada é feita por um trecho remanescente de Mata Atlântica com pouca variação de altitude, por trilhas abertas, com pontos bem demarcados e com alguns pontos escorregadios, principalmente perto das cachoeiras.

A Trilha das Sete Cachoeiras fica no distrito de São Luís do Paraitinga (SP) com diversas cataratas e poços de água cristalinas, com direito a deliciosos banhos. Este é o tipo de roteiro perfeito para quem mora em São Paulo, já que em um dia é possível conhecer a paisagem e retornar.

Brotas (SP)
A cidade de Brotas, também localizada no Estado de São Paulo, reserva aos amantes de aventura e aos que querem inovar nas opções para curtir um dia quente de verão, mais de 20 diferentes cachoeiras. Entre elas a Cachoeira da Roseira, localizada no Recanto das Cachoeiras, com 55 metros de queda a 16km do centro de Brotas. Além do banho, no local é possível fazer caminhada, cavalgada, arvorismo, rapel, tirolesa, off-road e cascading.

Outra alternativa para quem vai a Brotas é a chamada Cachoeira do Escorregador. A 38km do centro da cidade, a natureza reservou um espaço com um delicioso riacho, cascata e até mesmo uma piscina natural, ideal para o banho. A região recebe este nome, exatamente porque nas várias quedas das cachoeiras existem "escorregadores" naturais para que os turistas possam além de se refrescar ter muitos momentos de diversão.

Itararé (divisa do estado de São Paulo e Paraná)
Ao sul do Estado do Paraná com a divisa de São Paulo, a aproximadamente 320km da capital paulista e 3km do Paraná, está a cidade de Itararé. O nome da cidade, em tupi-guarani significa "pedra que o rio escavou". No local existem maravilhosas paisagens com muitas cachoeiras e canyons, permitindo diversos esportes de aventura como o bóia-cross e o canoísmo.

Uma das cachoeiras mais apreciadas na região é a chamada Lageado Grande, com 42m de queda d'água livre. A Cachoeira do Corisco também chama a atenção por ser uma das maiores com 96m de altitude.

Chapada dos Veadeiros (GO)
Localizada a 230km de Brasília, em um platô de 1,2 mil metros de altitude em média, a Chapada dos Veadeiros oferece um cenário especial no Planalto Central do Brasil para curtir a natureza e aproveitar as diversas atividades como os mergulhos e banhos de cachoeiras.

O Vale da Lua é um dos atrativos mais visitados do lugar. O rio São Miguel percorre um trecho de cerca de 1km entre rochas esculpidas pelas águas ao longo de milhares de anos, formando inúmeras piscinas e duchas. No Parque Nacional ao longo do leito do Rio Preto existe a Cachoeira Carioquinhas, onde as águas caem espalhadas em forma de anel numa cortina de mais de 20m de largura.

Além destas cachoeiras, a região ainda oferece paisagens exuberantes no Vale dos Macados, com a Cachoeira do Banho Inca, as Cataratas dos Couros, Cachoeira Água Fria e outras maravilhas da natureza que é preciso conferir de perto.

Chapada Diamantina (BA)
A Chapada Diamantina está situada no centro do Estado da Bahia, em que nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. A Chapada preserva cidades históricas, ligadas ao ciclo dos diamantes e uma cultura bastante interessante, recheada de lendas.

Além disso, no que se refere a cachoeiras, o local possui a maior do Brasil: a Cachoeira da Fumaça, com seus impressionantes 380m de queda livre. A Cachoeira do Buracão também tem impressionado os turistas pelos 100m de queda em forma circular e um canyon sinuoso.

Chapada dos Guimarães (MT)
A Chapada dos Guimarães, a 70km da capital mato-grossense, atrai cada vez mais turistas não só pela beleza e exuberância evidenciadas em suas inúmeras nascentes de rios e cachoeiras, mas também pelo esoterismo, história e cultura da região.

Entre as quase 100 quedas d'água catalogadas no local, nenhuma supera o majestoso Véu-da-Noiva, cartão-postal e porta de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Para o banho, uma boa opção é a Cachoeira 7 de Setembro (ou popularmente conhecida como Sonrizal).

Magé (RJ)
No município de Magé, a 50km da capital do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente no distrito de Santo Aleixo, está a Cachoeira do Monjolo, uma das mais concorridas nos fins de semana, por ser formada por três quedas d'água de até 45m e várias piscinas naturais.

A velocidade com que a água cai nas rochas forma um cenário de neblina eterna como se fosse um véu. O fenômeno costuma ser chamado como atomização da água, já que com a força da queda a água se vaporiza e causa o efeito de neblina.

Bueno Brandão (MG)
A cidade de Bueno Brandão, que costuma ser chamada como Cidade das Cachoeiras, está localizada na região sul do Estado de Minas Gerais, a 471km da capital mineira. São cerca de 30 cachoeiras catalogadas na região.

A Cachoeira do Félix, com 40m de queda fica situada em um vale, com volume de água bem grande, com lago próprio para banho e de médio acesso. A Cachoeira dos Machados I possui 15m de queda, mas seguidas de corredeiras e por isso, embora seja de fácil acesso, não é muito recomendada ao banho devido ao risco de acidentes.

O que levar nos passeios para cachoeiras, independentemente do lugar?
Primeiramente, deve-se prestar atenção na alimentação e também na proteção da pele, por isso água, protetores solar, frutas, óculos de sol e bonés são itens que não podem faltar na sua mala quando você quiser fazer um passeio a alguma das belíssimas cachoeiras do País. Além disso, não esqueça de levar sempre uma máquina fotográfica para registrar as belezas da natureza.

Dependendo do tempo que você for ficar no local, sacos de dormir, roupas leves e casacos também podem ser necessários. Procure sempre consultar como é a região para onde você for.

Serviço:
Pisa Trekking - Aventura Levada a Sério
www.pisa.tur.br

Enigma Viagens e Seguros Ltda
www.enigma.tur.br

Guia de Cachoeiras
Autores: Luciana Rezende e Marco Carminatti
www.guiadecachoeiras.com.br

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet