Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

Bezerra sugere que governo agilize check-list nos hospitais

O deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT) encaminhou ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, pedido para que seja agilizado o processo de implantação, em âmbito nacional, do check-list proposto pela Organização Mundial da Saúde para cirurgias mais seguras, que resultam em reduções na mortalidade operatória e no índice de complicações.


Pelo menos cinco hospitais brasileiros já incorporaram o check-list em suas rotinas operatórias. A lista consiste em dezenove procedimentos simples a realizar antes, durante e após o ato cirúrgico.

Como exemplo, constam desse procedimento a confirmação do nome do paciente, a identificação clara do local a ser operado, checagem da possibilidade de alergias, de perda de sangue, do uso de antibióticos, a disponibilidade de exames de imagem na sala. Preconiza-se também a conferência do material cirúrgico para assegurar que não tenham sido esquecidos no paciente e a leitura em voz alta de recomendações para a recuperação e o tratamento do paciente.

“Temos conhecimento de que recente oficina realizada pela Secretaria de Atenção à Saúde, Anvisa e Organização Panamericana de Saúde, contando com a participação de representantes dos hospitais, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área, discutiu rotinas preventivas, estratégias para implantação e o perfil de hospitais por onde devem ser iniciadas, só que o andamento está muito lento, daí nossa preocupação”, disse Bezerra.

Segundo o deputado, foram divulgados recentemente na mídia resultados de estudo publicado no “New England Journal of Medicine” que confirmam a efetividade da adoção de critérios da Organização Mundial da Saúde para que as cirurgias sejam mais seguras.

“É um processo de rotina, extremamente simples e que, sem dúvidas, trará enormes ganhos para o paciente e para os serviços, em todas as unidades hospitalares do país”, observou Bezerra. Ele acrescenta que este é mais um passo na Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, à qual o Brasil aderiu em 2007. Esta proposta integra o desafio “Cirurgias Seguras Salvam Vidas”.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet