Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Política MT

PRONUNCIAMENTO

Jaime comemora transferência da construção de eclusa ao Dnit

Eclusa permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis

Eclusa permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis

O senador Jayme Campos (DEM) comemorou a aprovação do projeto que transfere a responsábilidade direta da construção e do gerenciamento de eclusas e de outros equipamentos de transposição de nível em hidrovias no território nacional para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) pela Comissão de Serviços de Infraestrutura. 


A eclusa permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis (barragem, quedas de água ou corredeiras). O projeto do senador Delcídio Amaral (PT-MS) é substituitivo ao projeto do senador Eliseu Resende (DEM) e deve ser votado em turno suplementar e remetida para apreciação da Câmara.

“O projeto é de fundamental importância para o desenvolvimento do Brasil, sobretudo no escoamento da produção agrícola. O meio de transporte fluvial demonstra-se imensamente mais econômico que o modal rodoviário ou ferroviário, o que pode tornar nosso país muito mais competitivo”, declarou durante pronunciamento no Senado.

Até o final do ano as eclusas de Tucuruí deverão estar prontas para entrar em fase de experimentação, segundo Jayme Campos. Ele comentou que a continuidade das obras, iniciadas há quase 30 anos, garantirá a navegabilidade de 700 quilômetros no Rio Tocantins. Neste rio, das duas eclusas previstas, uma está pronta desde janeiro e a outra deverá estar concluída em dezembro. Essas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) desde 2007.

Jayme Campos destacou que outra grande obra, com investimentos de R$ 5 bilhões, é a hidrovia de Teles Pires-Tapajós, ligando o Mato Grosso e o Pará. Ela inclui a construção de cinco eclusas que permitirão a navegabilidade em um trecho de 1.570 quilômetros. O senador estima que a construção da hidrovia e das eclusas viabilizará o transporte de cerca de 5 milhões de toneladas por ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet