Notícias / Política MT

19/08/2011 - 21:40

Apadrinhamentos políticos marcam promoções da Polícia Militar em MT

Da Redação - Laura Petraglia

Jogo de carta marcadas, ditado por  tráfico de influências e relações nada republicanas com o poder e a política, as promoções dos policias militares de Mato Grosso, principalmente no caso dos oficiais superiores, há tempos deixou de ser caso de competência para dar lugar à troca de favores e apadrinhamentos políticos.

Há menos de um mês para próxima promoção da Polícia Militar – que acontece no dia 7 de setembro -, mesmo antes da Comissão de Promoção dos Oficiais (CPO) se reunir para a ‘escolha’ dos concorrentes as duas às vagas de major, o site Olhar Direto teve acesso com exclusividade à ‘lista’ dos já escolhidos para as vagas.

De acordo com uma fonte do site, os oficiais ‘apadrinhados’, que serão os promovidos no dia 7 de setembro a major são o capitão Rivadavia Borges Neto, supostamente por uma indicação do procurador geral de justiça, Marcelo Ferra, e a capitã Rubia Fernanda Diniz Robson Santos de Siqueira, irmã de criação e indicação do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rubens de Oliveira.

Os oficiais acima citados realmente foram ‘colocados’ na lista dos concorrentes à promoção publicada no boletim da PM, e que estará no próximo Diário Oficial do Estado.

“A CPO se reuniu apenas pra cumprir tabela mesmo. Todo mundo sabe na PM que a determinação é para que os dois sejam os promovidos. É desmotivador. Caso o capitão seja promovido ele passará na frente de pelo menos 50 oficiais mais antigos que ele, que deveriam ser promovidos antes. Ela também. Fatos como esse têm feito com que jovens oficiais, com grande potencial não queiram mais assumir o comando das companhias de policiamento, nem trabalhar em batalhões no serviço operacional. Agora eles só querem saber de ‘encostar’ em políticos, ou conseguir cargos administrativos no governo para fazer lobby, pois sabem que se não fizerem isso ficarão esquecidos, vendo os que passam o dia em gabinetes subindo de patente, enquanto correm risco nas ruas”, denunciou a fonte do Olhar Direto.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, confirmou a indicação dos dois, que junto a mais quatro oficiais compõe a lista tríplice (três concorrem por cada vaga disponível), a ser enviada para o governador Silval Barbosa (PMDB) decida quem serão os promovidos.

Farias negou que a CPO tenha sofrido qualquer tipo de pressão política para que o nome desses oficiais fosse inserido na lista. Segundo ele, as duas vagas para o posto de major da próxima promoção, estão disponíveis apenas para o critério de merecimento. Com isso independente dos capitães indicados serem mais modernos que outros oficiais que não estão concorrendo, ao preencherem o quesito de interstício mínimo entre uma patente e outra, que é de três anos, já estão aptos a concorrer.

Geralmente, as promoções são realizadas obedecendo 2 critérios distintos, a antiguidade e o merecimento. Para cada 5 oficiais promovidos, apenas 1 consegue ascender por tempo de serviço prestado. Os outros 4 são escolhidos pelo governador do Estado que recebe, para cada posto, o nome de 3 oficiais encaminhados pela Comissão de Promoção de Oficiais da Polícia Militar (CPO).

A CPO, é presidida pelo comandante geral da PM e composta por mais 4 coronéis. O problema maior não está apenas na composição da lista de ‘candidatos’, mas sim no momento em que ela chega ao governador, já que o mesmo é bombardeado com ofícios e pedidos de políticos e autoridades para que seus ‘afilhados’ sejam promovidos.

Como prova de que essas indicações e o lobby realmente acabam prevalecendo na escolha dos promovidos, o Olhar Direto teve acesso um desses ofícios, referente à promoção passada, ocorrida no dia 21 de abril, onde o deputado José Riva (PP) pedia ao governador que promovesse à patente de tenente-coronel, o então major Alexandre Correa Mendes. O pedido foi acatado e o oficial foi promovido. (Veja o ofício)

“Como fazer para mudar isso? Como vamos convencer os oficiais a atuar nas ruas e no comando de suas tropas, que é função fim, se enquanto eles estão correndo atrás de bandido, o cara que ficou no ar condicionado o tempo todo, será promovido e ele não? O ‘sistema’ está acabando com o que tínhamos de mais glorioso no militarismo, que era o fato de os oficiais galgarem com muito esforço e determinação suas promoções”, finalizou a fonte do Olhar Direto.



Exibindo de "01" à "10" do total de "90"

por Jo, em 01/09/2011 às 17:38
Que VERGONHA. Hoje são poucos que merecem promoção, ou seja lá como se chama.
por resposta ao Cap Reveltado, em 29/08/2011 às 13:06
esta turma de 96, trabalho muito na rua, compara com as outras turma para que vc tem pelo menos noção do que esta falando, sou contra a promoção da fernanda e do rivadavia, quanto a punições que esta turma tem, talvez se vc trabalhasse como esta turma trabalhou, com a pressão sofrida depois de formados, devido um episodio lamentavel de duas mortes, com certeza vc teria pedido para sair, pois hoje vocês são tratados como dondocas. reafirmo deveria ocorrer sem apadrinhamento. ministerio publico. oque é nepotismo para os senhores??? revejam as ultimas promoções e tomen atitudes de homens decentes e honestos pois ainda acho que são.....
por Miliciana, em 29/08/2011 às 08:25
Nossa, porque estão todos abismados? Isso foi implantado pelo Sr. Baliro Maggi, quando promoveu Novack a Ten-cel, Maia a Cel, Jane major e diga-se de passagem é esposa do Comte Geral e sempre trabalhou no Tj e ninguem a tira de lá, a Graciele a major e seu esposo bulgario tbem a major, o Mendes a Ten-vcel,enfim, se parar para relacionar todos os nomes que foram apadrinhados, a lista seria imensa. Para que fosse cumprida o princípio da Moralidade devira voltar a promoção por tempo de serviço, pq daí faria verdadeiramente a justiça a todos e não ficar se questionando aqui neste site a promoção de quem quer que seja, como estão fazendo. Vale lembra-lhes que se os militares não se unirem, e coratem o mal pela raiz, no final do ano, mas tardar esses mesmos serão promovidos novamente e dane-se os demais.
por Wilson José, em 25/08/2011 às 22:11
Que beleza essa pm, promovem quem eles querem que os politicos ou quem tem algum poder determine, por isso que as ruas estao com policiais 10 DESMOTIVADOS DESACREDITADOS, DES PRESTIGIADOS, assim que abanda da pm toca, a banda PODRE diga-se de passagem, promovam mesmo quem não merece , ACORDEM O ministério PÚBLICOOOOOOOOO, ah é um dos protegidinhos o cunhado dos anéis rivadavia, vai ser promovido mesmo ai o MP se cala né se fosse pra FERRA NÉ .
por Capitão Nascimento, em 25/08/2011 às 16:52
Bando de chorões! Peçam para sair e façam outro concurso!
por JUEL OTO, em 24/08/2011 às 22:25
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por RUY EGGS, em 24/08/2011 às 22:16
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por monalisa, em 24/08/2011 às 17:24
NOSSA ONDE FICA A TURMA NESSA HORA KI ENGRATIDÃO RUBIA, MAS NÃO E A PRIMEIRA DA TURMA FAZER ISSO MAS ,MAL ACABO O CURSO CAO , JA PROMOVIDA ESPERA UM POUCO DESFARÇA ESPERA PRA DEZENBRO ,SRSRSR GANANCIA PODE , NUNCA TRABALHO NO INTERIOR NA RUA SEMPRE ADMINISTRATIVO VEM COM ESSA DE MERECIMENTO, ACORDA NE GOVERNADO ESPERAMOS NÃO MAS RASTEIRA NA PM PELAS PROMOÇÃO CONFIAMOS NO SENHOR GOVERNADO, MAS ESTA MATERIA TEM KE IR PRO VALTER RABELO POLEMICA , TEM KE IR PARA O JORNAL DA GLOBO GENTE ATE ONDE ISSO VAI DA, VAI ACABANDO NINGUEM MAS FAZENDO ACADEMIA , UMA VERGONHA PRA MATO GROSSO, PRA FINALIZA FALTA SO O MARIDO DELA ESTA NO GORREDOR DO TRIBUNAL KI VAI SAIR EM DEZENBRO, CAD O COMANDANTE GERAL NOVACKI SRSRSR
por Cidadão Indignado, em 24/08/2011 às 14:58
Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.
por Jonas Puziol, em 24/08/2011 às 14:11
Sou Cap da PM, Atualmente é facil resolver a questão de promoções. vejamos temos 24 deputados, apenas 1 ou 2 conseguem promover official dentro da PM, portanto que se faça uma lei urgente ainda para a Promoção de Dezembro com promoções somente por antiguidade, revogando o artigo anterior, imagino eu que seriam 22 votos favoraveis, pois estes não tem moral para promover, então acaba com a festa de alguns poderosos. a PM vai entrar em crise, onde o valor intelctual da disputa na academia não tera valor e sim sair mesmo que mal formado e bastara "babar ovo" de alguem. a solução é simples e pratica. inclusive desafio a imprensa encabeçar por esta briga ja que vocês julgam injusta as promoções que vem ocorrendo, e ainda quantos deputados votaria contra com as desculpas mais espalhafatosas????? pois eles tambem atendem com certeza pedidos com base na troca. estarei acomnpanhando pela imprensa se voces da propria imprensa são capazes de realizar algo justo realmente, ou se somente parecem ser justos. continuo confiando na maioria dos meios de comunicação, não se deixe vender!!!! obrigado!!!!!!

plantão

picante

do internauta

Sitevip Internet