Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Gölner quer explicações sobre o uso abusivo de agrotóxicos

Debater sobre o uso abusivo de agrotóxicos nas culturas de alimentos consumidos pela população brasileira. Esse será o tema de requerimento de Audiência Pública aprovado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado Federal, que teve o apoio do senador mato-grossense Gilberto Goellner (DEM).


Para o senador Gilberto, o pedido de audiência tem como principal objetivo saber das autoridades brasileiras e dos órgãos fiscalizadores a respeito do cumprimento da legislação que dispõe sobre o grau permitido de resíduos de agrotóxicos nos alimentos; quais os produtos que podem ser utilizados e como garantir que produtos como frutas, verduras e legumes cheguem com boa qualidade à mesa dos brasileiros. Essas medidas são estabelecidas de acordo com o Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) desenvolvido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com dados divulgados pela Anvisa, nos últimos anos houve graves desvios na utilização de agrotóxicos nas lavouras brasileiras, o que aumenta os riscos de contaminação do produto, o que é prejudicial à saúde humana.

O parlamentar lembrou ainda que o uso abusivo dessas substâncias tem trazido sérios riscos ao meio ambiente porque elas contaminam o ar, o solo, a água e todos os seres vivos, e acabam determinando ações que comprometem o desenvolvimento sustentável.

Foram convidados para compor a mesa de debate representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA); o ministro da Saúde, José Gomes Temporão e o diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello. A audiência ainda não tem data definida.

A pedido do senador, essa audiência pública será realizada em conjunto com as Comissões de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet