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Polêmica a caminho

Serys acredita que projeto sobre cotas será votado semana que vem

23 Abr 2009 - 15:36

Éryca Monteiro - De Brasília - Especial para o Olhar Direto

Serys acredita que projeto sobre cotas será votado semana que vem
O Projeto de Lei da Câmara 180/08, que prevê cotas para estudantes com baixa renda, negros e indígenas, foi discutido, durante ato público, em que foi instalado o Comitê pela Aprovação do Projeto. A relatora do PLC, senadora Serys Slhessarenko (PT), afirma que o projeto deve ser apreciado na próxima quarta-feira (29) na Comissão de Constituição e Justiça.


Os senadores não concordam quanto aos beneficiados, principalmente no critério étnico. De acordo com a relatora, foram apensados três novos projetos com o objetivo de garantir as cotas apenas pelo critério de renda. A senadora afirmou ainda que existe um boato de que seria apresentado um substitutivo integral ao projeto, o que prejudicaria o andamento do PLC original.

Serys emitiu um parecer prévio favorável ao projeto original. “Eu fui professora universitária por 26 anos nunca tive um colega negro, pouquíssimos alunos negros e nenhum aluno índio, isso tem que ser corrigido”.

O presidente da Campanha Nacional pelo Direito Coletivo à Educação, Daniel Caras, esse projeto traz duas contribuições para a educação: o estabelecimento de um Sistema Nacional de Cotas, que uniformizará as experiências existentes no país, e o fato de ser um projeto de duração de 10 anos, o que vai proporcionar a possibilidade de testar essa política pública.

O representante da Articulação dos Povos Indígenas Brasileiros, Dimas Funiô, afirma que o sistema de cotas é uma necessidade. “Eu tive uma educação pública de brancos, mas tive que cursar faculdade particular, por enquanto o sistema de cotas na educação é uma necessidade”.

O representante do Educa Afro, Fernando Benício dos Santos, afirma que o modelo de acesso às universidades públicas é ineficaz. “Isso pode ser comprovado, porque todas as universidades que implantaram o sistema de cotas, 20 das 39 existentes, todos os alunos cotistas estão no mesmo nível ou acima dos alunos não cotistas”.
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