Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Oito dicas para adaptar um filhote de cachorro ao novo lar

Se está disposto a criar um cãozinho, deve ficar atento à sua educação e saber como lidar em situações comuns, como o choro nas primeiras noites. Mas, afinal, como ensinar o animal de estimação? A adestradora e consultora comportamental da empresa Cão Cidadão, Priscila Felberg, indica o adestramento inteligente. "Ele pode ser utilizado com qualquer outro animal, como gato e até mesmo orcas e pingüins."


O método se baseia na recompensa e na punição, mas sem qualquer tipo de agressividade. Quando o animal faz o que é esperado, deve receber uma recompensa, como carinho ou petiscos. "Se fizer alguma coisa errada, dê um susto borrifando um pouco de água na cara dele ou batendo uma latinha cheia de moedas no chão", explica.

Confira algumas dicas da profissional para educar o mais novo membro da família:

1. É interessante deixar o cão dormir dentro de casa nas primeiras noites, se isso for viável e agradar ao dono. De qualquer forma, a cama do animal deve ser confortável, protegida e ficar longe de correntes de ar.

2. Ele precisa se adaptar à família e ao espaço. Portanto, é preferível deixar o cachorro ter mais acesso à casa, por meio de uma coleira e guia, para conhecê-la.

3. O filhote geralmente chora por medo e insegurança nas primeiras noites. A dica é transmitir segurança a ele. Deixe-o com uma peça de pano com o cheiro de sua matilha, coloque música baixa ou um relógio que faça tique-taque por perto e deixe brinquedinhos à sua disposição.

4. Antes de deixá-lo sozinho no local escolhido para dormir, fique por algum tempo com ele. É que os cães vivem em grupos e precisam de companhia.

5 Se ele chorar, mesmo depois de você ter seguido todas as recomendações para tranquilizá-lo durante a noite, não vá até onde está. Caso o atenda sempre, o filhote vai usar o choro como tática para mantê-lo por perto.

6. O local escolhido para ser o "banheiro"¿ do cãozinho deve ser de fácil acesso e higienização. Para aumentar as chances de acertos no início, cubra uma área grande com jornal ou o tapete higiênico. Diminua-a gradativamente. O animal deve ser recompensado com carinho ou petiscos toda vez que fizer suas necessidades no local correto. Se errar, não dê bronca ou bata, porque pode entender que o errado é fazer xixi e cocô. Vale lembrar que, assim como um bebê, os filhotes não conseguem segurar a vontade até chegar ao banheiro.

7. Oferecer objetos para que roa pode evitar o comportamento "destrutivo" de um cãozinho. Se roer ou quebrar algo da casa, repreenda-o com sustos, mas só se for pego no ato.

8. Dar petiscos a todo momento é uma forma de mimar o filhote, o que pode causar distúrbios comportamentais. Observe o momento oportuno de recompensá-lo, como quando atende a um pedido seu.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet