Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Programa Consciência Cidadã chega a municípios do Nortão do Estado

Entre os dias 28 e 30 de abril, técnicos e conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso vão estar no norte do Estado para participar das atividades do Programa Consciência Cidadã e da capacitação de gestores municipais da região.


A primeira parte da programação acontece nesta terça-feira (28), no Hotel Ucayale, no município de Sinop, há 500 km de Cuiabá e reunirá gestores de municípios como Cláudia, Itaúba, Vera, União do Sul e Feliz Natal. A partir das 08h, auditores do Tribunal vão orientar prefeitos, secretários e presidentes de instituições. Eles vão ministrar palestras sobre a importância do planejamento e sobre os novos sistemas de julgamentos das contas. O conteúdo programático da capacitação abrange também o programa Geo-Obras e o Sistema Aplic.

No dia 29/04, as atividades vão ser desenvolvidas a partir das 19h, na cidade de Alta Floresta, há 800 km da capital, com a participação do conselheiro presidente Antonio Joaquim. O Tribunal de Contas realiza a segunda edição do Programa Consciência Cidadã, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). Devem participar também representantes dos municípios de Colíder, Carlinda, Apiacás, Paranaíta, Guarantã do Norte e Peixoto de Azevedo.

O objetivo é estreitar os laços entre o Tribunal e a sociedade, mostrando aos cidadãos mato-grossenses a importância da participação social na fiscalização dos recursos públicos. “Vamos mostrar para a população quais são os instrumentos que o TCE oferece para que qualquer pessoa possa conhecer os resultados das políticas públicas”, explicou a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo. Por meio do Portal do Cidadão, por exemplo, é possível saber quanto o município arrecadou durante o ano e de que forma esses recursos foram gastos pelo gestor.

O cronograma de atividades se encerra no dia 30/04, com o curso de capacitação dos gestores da região de Alta Floresta. A programação acontece no auditório da Secitec durante o dia todo e deve tratar também da avaliação das contas de Governo e de Gestão, que começou a vigorar este ano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet