Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Teatro educativo marca Mutirão da Cidadania na Capela do Piçarrão em VG

Além dos serviços normalmente realizados nos Mutirões da Cidadania, como a emissão de documentos básicos, o destaque do último Mutirão, realizado na Capela do Piçarrão, em Várzea Grande, no domingo (26), foi a presença de um grupo de jovens voluntários da organização não-governamental Sokka Gakkai Internacional (SGI). Por meio da música e do teatro, ele divertiram e orientaram as crianças da comunidade.


O grupo “Jovens em Ação” alternou diversas técnicas, como recursos áudio-visuais, música, teatro e dinâmicas e conseguiu envolver as crianças mantendo a atenção e o interesse delas. De maneira lúdica eles passaram mensagens de autoestima, educação e respeito ao próximo, seja ele da família, da escola ou do bairro.

O auxiliar administrativo, Edenir Paulista, 32, explicou que a proposta da ONG, que surgiu no Japão no pós-guerra, pode ser resumida na sigla, que traduzida significa criação de valores humanos na sociedade. “Queremos ajudá-los a absorver valores que promovam uma mudança de comportamento para uma vida e um futuro melhor.”

Professor de Educação Física com experiência em dinâmicas de grupo, o voluntário Weber Luiz Fraga cuidou da recreação das crianças. “Procuro usar minha experiência e trazer esperança ao coração delas, plantando algo positivo ali dentro”.

Para a administradora de empresas, Caroline Souza Bispo, 24 anos, o contato com as crianças traz uma recompensa positiva. “É uma troca muito gratificante. Cada vez aprendo um pouco com eles e levo esse sentimento bom para minha semana”.

É a sensação de contribuir para uma mudança de valores que motiva a secretária Vera Lúcia Martins, 32 anos. “É preciso que cada um faça sua parte como cidadão para ajudar a sociedade em que vive. Sinto muito bem fazendo a minha parte nesse processo”.

A plateia, além de ter se divertido, parece ter absorvido os ensinamentos, como Raiane Ambrózio da Silva, 11 anos, para quem “eles fazem as crianças terem mais vontade de estudar e de fazer coisas boas”.

Os coordenadores do mutirão, a técnica da Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), Marly Colturato e o cabo da Polícia Comunitária da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Wilzes Alves de Souza, destacaram a importância da participação de organizações como o SGI nos Mutirões.

“O Estado traz os serviços essenciais às comunidades, mas queremos contar mais com a boa-vontade e experiência desses grupos, que além de entreter, divertir, passam valores importantes a essas comunidades tão carentes de contato humano” afirmou Marly.

O cabo Wilzes lembrou que a participação em projetos sociais, que percorrem todo o Estado, pode ser uma vitrine também para os artistas e grupos regionais, que desejam divulgar seus trabalhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet