Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Passeio Ciclístico do Grande CPA reúne familiares e amigos de Kaytto no dia 1º de maio

Numa articulação que dá início à programação do dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, familiares e amigos de Kaytto Guilherme Nascimento Pinto, 10, participarão no dia 1º de Maio – Dia do Trabalho – da 12ª edição do Passeio Ciclístico do Grande CPA, região norte de Cuiabá. Serão produzidas camisetas - com a foto do garoto vítima de abuso sexual e assassinato - e cartazes com frases de conscientização sobre o pacto social pelo fim da violência.


A coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Capital, Dilma Camargo, que é tia de Kaytto, avalia que não há como os moradores da Capital ficarem alheios aos últimos acontecimentos. Uma das bandeiras do movimento, que deve seguir com manifestações ao longo de maio, será a criação pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso de uma vara criminal especializada em crimes contra crianças e adolescentes. O objetivo é retirar os processos da “vala comum”, que por estarem pulverizados, não têm como ser acompanhados de perto pelo Ministério Público, nem apreciados por magistrados com qualificação técnica na área. “Mais que um momento de luto ou reflexão, essa é uma hora de unir forçar e lutar por mudanças”.

Ela explica que a legislação brasileira também precisa ser readequada, pois permitiu que o assassino mesmo tendo condenações que somam 46 anos e 8 meses de prisão pelo abuso sexual e morte de outro menino de 10 anos (em 1999, o município de Primavera do Leste) e por atentado violento ao pudor contra outro menor fosse solto pela Justiça. O homem atacou e matou novamente porque estava cumprindo pena em regime semiaberto. “Esse sujeito nunca foi tratado, nem passou por avaliações de psiquiatras, já admitiu várias vezes que se ficar na rua vai praticar o mesmo crime, que não escolhe classe social, poderia ter acontecido com filho ou neto de um juiz”.

Uma das apoiadoras do movimento é a delegada Mara Rúbia de Carvalho, que comanda a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Deddica). Mesmo estando impossibilitado por conta de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o pai da vítima pretende comparecer ao evento, ainda que acompanhe o trajeto de dentro do carro. Todos os familiares e amigos devem integrar a marcha de bicicleta, quem quiser, também pode participar, basta colaborar com a doação de 1 kg de alimento não-perecível. Os produtos recolhidos serão distribuídos para as creches filantrópicas Menino Jesus e Gente de Luz. No final do trajeto, haverá sorteio de vários brindes entre os participantes.

Passeio - O idealizador do projeto, o administrador Natalício Menezes, que reside no CPA, explica que o objetivo é realizar integração social entre as diferentes comunidades, além de estimular o hábito saudável de praticar exercícios físicos. Vale lembrar que existem poucas opções de esporte e lazer para essas regiões mais carentes. O ciclismo é excelente inclusive para pessoas idosas ou que tenham limitações nas articulações, pois não provoca grandes impactos ao corpo, além de ser uma grande diversão e não poluir o meio ambiente. “Por causa do calor e do sol, as orientações compreendem uso de protetor solar, boné ou chapéu, roupas leves e claras, se possível, assim como levar garrafinha de água, para poder beber durante o caminho”.

A primeira edição ocorreu em 1995, com apoio de um grupo de empresários do próprio CPA. Já entre os anos de 1999 e 2003, a partir da parceria da Pastoral do Menor. Nas demais Caju 2000, que é uma Organização Não-governamental (ONG) que tem um centro de atenção juvenil no bairro Tancredo Neves. A cada ano o número de participantes aumenta, além da própria região, geralmente, participam ciclistas de bairros da região do Pedra 90 e até de Várzea Grande. Este ano, a extensão das pedaladas foi ampliada, passará também pelos bairros Jardim Brasil, Três Barras, Avenidas Principais do 1º de Março e do Nova Conquista. O tempo estimado de conclusão do trajeto é de 2h, portanto, sairá às 8h e chegará ao mini-estádio do CPA I às 10h.

Menezes lembra que o pontapé inicial aconteceu, por iniciativa própria, no ano da morte de Airton Sena. O dia 1º de Maio veio com a falta de opção de lazer para crianças, adolescentes e jovens, nada que os tirasse de frente da televisão. “Essa é uma maneira da gente priorizar um outro lado da vida que na correria nem sempre lembramos, que é conversar e trocar idéias com as outras pessoas, fazer novas amizades, andar pelos bairros e conhecer a cidade, os moradores”.

Trajeto (12 km): saída na Av. do CPA (Monumento Ulisses Guimarães), entra pela Morada do Ouro, segue pela Av. Central, Av. Brasil – Rua Projetada Bairro Tancredo Neves, Rua Profª Alice Freire (CPA II), Alameda 7 (CPA III Setor I), Av. Quatro Pista, Alameda 5 (Setor 3), Alameda 6 (Setor 4), Av. Alameda 2 (Setor 5), Av. dos Trabalhadores, Rua Principal Jardim Brasil, segue pelo Três Barras, vira à esquerda do asfalto no 1º de Março (segue pela Av. Principal), passa pela Principal do Nova Conquista, retorna pela Av. Brasil (CPA 2), Rua Diamantino (CPA 2), Rua Joinvile (CPA 1), chegada praça mini–estádio (CPA I).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet