Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Classe contábil destaca avanços em sessão solene na Assembleia

Numa sessão especial que reuniu contadores e técnicos em contabilidade, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva (PP) entregou títulos de Cidadão Mato-grossense e moções de congratulações aos profissionais que contribuem ao desenvolvimento do estado. A sessão realizada na noite desta segunda-feira (27) marcou as comemorações do Dia do Contabilista, comemorado no dia 25 de abril e o lançamento do livro da AL, ´Estatísticas de Cuiabá e Várzea Grande´ - uma coletânea que reúne dados atualizados sobre setores essenciais como Saúde, Educação e Transportes das duas cidades.


Durante o evento, Riva fez questão de presentear os participantes da solenidade com o exemplar do livro ´Estatísticas de Cuiabá e Várzea Grande´. Ele ainda assegurou o lançamento da 2ª edição do livro Desigualdades Regionais também para este semestre. No evento, os profissionais que destacaram alguns avanços à categoria, tiveram a oportunidade de assistir a um vídeo sobre o surgimento da profissão, através da TV Assembleia, pelos canais 16 a cabo e 30 tv aberta.

“Tenho uma grande gratidão pela categoria. Além disso faço parte dela, portanto, sei da sua importância no contexto social, econômico e político no estado”, avaliou Riva. Ele definiu a homenagem como um reconhecimento ao trabalho contábil, que muitas vezes, passa despercebido, sendo lembrado apenas no momento de crise. “É uma categoria muito presente em nosso dia a dia. E o livro será um grande instrumento para eles”, concluiu o parlamentar.

A presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Maria Clara Bugarin destacou os colegas “ilustres que cada vez mais dão orgulho à categoria”. Ela listou diversos profissionais que ajudam a elevar a classe contábil e parabenizou o presidente Riva pela Lei 8.903, que declara o rasqueado como ritmo musical símbolo de Mato Grosso.

A vice-presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Silvia Cavalcante, disse que a categoria sofre com o excesso de burocracia, pois prestam mais serviços ao fisco do que para o empresário. “Encontramos bastante dificuldade para atuar porque o empresário acaba não tendo tanto o profissional assessor, mas um profissional que presta serviço para o fisco”, afirmou, ao destacar a luta da categoria para unificar os procedimentos e acabar com a burocracia.

Segundo ela, o que trava a agilidade dos serviços é a infinidade de documentos. E citou os diferentes tipos de declaração exigidos, por exemplo, pela Caixa Econômica Federal, municípios, estados e União, já que cada um tem o seu modelo. “Trabalhamos hoje mais como fiscais do que como consultores contábeis”, disse Silvia, alegando que isso atrapalha a contribuição da categoria ao crescimento das empresas.

“Essa sessão representa o reconhecimento de uma classe que normalmente é esquecida”, disse a presidente do Sindicato dos Contabilistas de Mato Grosso (Sincon), Sandra Maria Santana. Ela informou que esse é um trabalho que fica “intramuros de escritório” e é fundamental à economia estadual. Entre os avanços ela destaca o Certificado de Responsabilidade Social, que teve no ano passado 24 empresas certificadas. Para este ano, a expectativa é aumentar significativamente o número de empresas interessadas. Ela também citou a modernização da legislação na convergência da Contabilidade nacional para a internacional. “Isso exige do profissional uma especialidade, sendo um dos grandes avanços da profissão”.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MT), Jorge Assef Filho, avaliou o Título de Cidadão Mato-grossense. “Hoje a Assembléia Legislativa homenageou pessoas que contribuem com Mato Grosso há mais de 15 anos”. Para ele, a inclusão do Simples Nacional para os escritórios de Contabilidade foi um grande avanço, por atender aos anseios da categoria.

Além de Riva, o deputado federal Eliene Lima participou das homenagens. Receberam títulos de Cidadão Mato-grossense: Valentina de Fátima Dragoni, Sandra Maria Santana, Maria Clara Cavalcante Bugarim, Nilton do Nascimento, João Soares da Costa, Clarice Caliari Rebolla, Ironei Marcio Santana, Milva Alessandra Cavalheiro da Silva, Bismark Benetti Barbosa, Elynor Rey Parrado, Leôncio Francisco Miranda da Silva, Edgard Bernadino e Silvia Mara Leite Cavalcante.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet