Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Educação

Moro homenageia instituições pelos nove anos da Escola de Saúde Pública

O secretario de Estado de Saúde (SES), Augustinho Moro abriu na manhã desta terça-feira (28), os trabalhos comemorativos ao aniversário de nove anos da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso. As atividades da manhã foram a entrega de Placas de Homenagem aos colaboradores, parceiros e amigos da Escola de Saúde Pública. Na seqüência, a abertura de mesas de debates com avaliação institucional e relatos de experiências de Escolas convidadas para troca de conhecimentos.


O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro além de receber também a homenagem da Escola entregou as instituições presentes a homenagem de mérito e serviços prestados à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), ao Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), à Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Corpo de Bombeiros, Escola de Governo, Conselho Estadual de Saúde, além também da servidora mais antiga da Escola.

“A Escola de Saúde Pública exerce um papel importante na formação dos trabalhadores do SUS do Estado. Na gestão Maggi, estamos proporcionando a capacitação e formação profissional de mais de 7 mil servidores, tanto no nível médio e também superior. É com orgulho, que participo aos parceiros essa homenagem dos 09 anos da Escola, vez que a Saúde Pública só tem a ganhar com as diretrizes dadas e assumidas pela Escola na formação de Recursos Humanos. Com a Escola também fortalecemos o Projeto de Interiorização da Saúde Pública do Governo, onde milhares de servidores estão tendo a oportunidade de elevar o seu nível de ensino e condição técnica, sendo o objetivo final um atendimento de excelência aos usuários do SUS”, disse Augustinho Moro, acrescentando o agradecimento especial aos ex-diretores, Fabiano Tonaco Borges e Amaury Gonzaga.

A diretora da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, Rose Maria Fava, agradeceu aos presentes e ressaltou a importância para um momento de reflexão de muitos avanços, porém muitos desafios e resultados a serem alcançados. “A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso trabalha a questão pedagógica com diretrizes embasadas na teoria da problematização. Buscamos sempre conscientizar nossos alunos para a importância do saber ser, conviver e fazer, estabelecendo acima de tudo parcerias. O objetivo de sempre é desenvolver um diálogo para melhor entendimento e conhecimento de todos, atingindo dessa forma uma formação e qualificação dos trabalhadores do SUS”, declarou a diretora da ESP-MT.

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais foi uma das convidadas para estar participando das atividades em comemoração aos nove anos da Escola de Mato Grosso. Na oportunidade, a diretora Tammy Monteiro agradeceu o convite de poder estar repassando as experiências institucionais já obtidas pelo Estado de Minas além de apresentar o Plano de Ação Educacional que é o Plano Diretor de Atenção Primária. De acordo com a diretora tem entre as várias estratégias o estabelecimento de um Plano Integrado entre os 853 municípios daquele Estado. “Pretendemos com isso, até o ano de 2011 trabalhar de forma integrada com os municípios, de forma a ofertar subsídios para a organização da atenção primária de Saúde”, declarou a diretora.

PROGRAMAÇÃO

Período Vespertino (28.04) - Das 14h às 17h serão apresentados uma palestra sobre “Dinâmica de Abertura”, uma Mesa Redonda sob o título “Avaliação Institucional” e um debate sobre o tema apresentado.

No dia 29/04, às 8h, terá lugar uma palestra sob o tema: “A ESP no Contexto da Saúde do Estado”. A seguir, às 9h, será aberta uma Mesa Redonda sob o tema: “Educação Permanente e Comissão de Integração Ensino-Serviço”. Às 11h será aberto espaço para Debate do tema apresentado. O evento comemorativo dos 09 anos da Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso será encerrado às 12h do dia 29 de Abril.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet