Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Polícia Civil capacita policiais para uso do TCO On-Line

A Polícia Judiciária Civil realiza nesta semana mais uma etapa de treinamento do Sistema de Procedimento Policial (SPP), que permite a confecção do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) On-Line. O capacitação é oferecida na Academia de Polícia Civil (Acadepol) para aproximadamente 70 policiais das delegacias especializada de Cuiabá e Várzea Grande. O treinamento começou na manhã da segunda- feira (27) e finalizou na manhã dessa terça-feira (28).


Delegados, escrivães e investigadores estão aprendendo na prática a usar a nova ferramenta que vai substituir a elaboração manual do TCO pela eletrônica. Na primeira etapa de implantação do TCO On-line, o curso foi oferecido aos policiais que trabalham com TCO nos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC’s) e foi dividido em três fases.

A primeira fase realizada em dezembro do ano passado, a segunda no início de janeiro e a terceira no final do mesmo mês. Ao todo, cerca de 110 policiais civis participaram dos treinamentos da primeira etapa e já estão trabalhando com o sistema de TCO On-line.

Segundo a diretora geral adjunta, delegada Thaís Camarinho, a Polícia Civil tem hoje, mais de 170 policiais cadastrados para trabalhar com o TCO On-line. “O foco principal desse treinamento são delegados, escrivães e investigadores que utilizam o TCO”, disse.

Conforme a diretora, o sistema oferece agilidade e acesso a uma agenda eletrônica disponibilizada pelo Juizado Especial. “Isso permite intimar as partes para o dia que devem comparecer à primeira audiência no juizado”, explica a diretora.

Durante a fase inicial de implantação do TCO On-line, nos quatro Cisc’s da Capital e Várzea Grande foram realizados no novo sistema cerca de 150 termos circunstanciados, entre os meses de março e abril. Em 2008, na Capital o aumento foi de 60,59% em relação a 2007, que formalizou 2.916 TCO. No ano passado, foram realizados 4.683 termos circunstanciados de ocorrências em apenas sete unidades policiais de Cuiabá. Somente nos três Cisc’s (Norte, Oeste, Sul), foram 3.826 TCO’s elaborados. Já em Várzea Grande, o crescimento foi de 32,36%, de 686 em 2007 passou para 908 no ano de 2008.

O TCO é um procedimento utilizado pela autoridade policial para registro de infrações de menor potencial ofensivo, crimes cujas penas vão até dois anos.

Lançamento – O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) eletrônico foi lançado, em fevereiro de 2009, pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). O sistema já foi instalado nos quatro Cisc’s (Norte, Sul, Oeste e Leste) e está sendo implantado nas delegacias especializadas de Cuiabá e Várzea Grande.

A nova ferramenta permite agilidade na elaboração do TCO e no envio aos Juizados Especiais. Antes da implantação do novo sistema, as delegacias formalizavam o procedimento e encaminhavam o TCO impresso aos juizados.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet