Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Sanecap mantém equipe trabalhando para reduzir odor da Lagoa Encantada

Uma equipe da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) está desde o dia 18 de abril trabalhando na Lagoa Encantada para minimizar o mau cheiro que vem ocorrendo nos últimos dias. Algumas medidas foram tomadas, como a instalação de um aerador para trabalhar a oxigenação da lagoa, remoção manual do lodo acumulado na superfície e colocação de cal hidratada para equilibrar o PH do esgoto.


Conforme explica a gerente do setor de Tratamento de Esgoto da Sanecap, Vânia Tarcila Borges, esse processo que vem ocorrendo na lagoa nos últimos dias não é normal, por isso a Sanecap está fazendo a análise para descobrir o que aconteceu. “A lagoa está passando por um processo de anaerobiose, que significa falta de oxigênio na superfície da lagoa. Como a lagoa é facultativa e trabalha aerobicamente na superfície e anaerobicamente no fundo para equilibrar o odor, com a ausência do oxigênio na superfície ocorreu o mau cheiro”.

De acordo com a engenheira, o PH da lagoa tem que se manter igual a 7,0, mas, conforme análise feita nesta terça-feira (28-04) foi identificado que está abaixo disso. “Devido ao PH baixo formou-se um lodo que se desprendeu do fundo da lagoa e veio até a superfície e isso prejudicou a entrada da irradiação solar. Para equilibrar o PH estamos jogando cal hidratada na lagoa. Esse é um dos procedimentos que estamos tomando para reduzir o odor”.

A engenheira explica ainda, que essa época de chuvas intensas também contribuiu para a falta de oxigênio da lagoa, pois o elemento é adquirido através da luz solar o que não é possível com o tempo nublado. “A lagoa tem uma profundidade de 1,5 metros. A luz solar atinge metade dela, ou seja, libera o oxigênio para as bactérias consumirem a matéria orgânica. Com a falta da luz solar esse processo não foi possível”.

Com ajuda de raquetes e um caminhão vácuo, a equipe da Sanecap está trabalhando para remover todo o lodo acumulado na superfície. Este lodo está sendo jogado em valas com cal hidratada, abertas especialmente para este fim, sendo fechadas depois. Além deste procedimento foi colocado também um aerador na entrada da lagoa para fazer a oxigenação. Conforme Tarcila, o setor de eletromecânica da Sanecap está terminando de montar um segundo aerador para ser colocado na lagoa. “Provavelmente até quinta-feira já estará pronto para fazermos a instalação”.

A presidente da Sanecap, Eliana Rondon, ressalta que uma das alternativas para acabar definitivamente com o mau cheiro da lagoa é a construção de um reator, que produz o oxigênio mecanicamente. “Estamos fazendo a aquisição de um reator para ser implantado na Lagoa Encantada, nos mesmos moldes do que está sendo feito na Estação de Tratamento de Esgoto do Tijucal, no entanto, não é um procedimento fácil, pois o reator tem custo muito alto”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet