Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Seder apresentará minuta de programa em reunião da Câmara Técnica

A minuta do Programa Estadual de Agroecologia será apresentada nesta quinta-feira (30.04) na segunda reunião da Câmara Técnica de Agroecologia, às 8h30, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder). “É um programa para a produção de alimentos sem agrotóxicos especialmente destinado aos agricultores familiares”, resume o secretário Neldo Egon Weirich.


O aumento do plantio de alimentos sem produtos químicos representa a médio e longo prazo um custo menor aos pequenos produtores da agricultura familiar, pois utiliza insumos produzidos na propriedade, além de serem mais saudáveis e sem risco de contaminação do meio ambiente. “O programa de agroecologia também trará técnicas para produzir alimentos sem desmatar. Trabalhando a favor da natureza e não contra ela”, ressalta o superintendente de Agricultura Familiar, Heitor David Medeiros.

Para o secretário Neldo Weirich, a agroecologia é uma das estratégias de fortalecimento e consolidação da agricultura familiar em Mato Grosso. “É um diferencial, uma agregação de valor natural à produção e um novo conceito de agricultura e pecuária se pautando pela sustentabilidade econômica, ambiental e social”, explica.

A Seder já pediu a inclusão de ações da agroecologia no Plano Plurianual 2009/2011 para que sejam destinados recursos para capacitações, seminários, aquisição de sementes crioulas, além de feiras de produtos agroecológicas, dentre outras ações. A secretaria também buscará parcerias com a Embrapa e a Conab, que tem grande interesse de ingressar para colocar produtos agroecológicos na merenda escolar.

Embora seja direcionado aos pequenos agricultores, o Programa Estadual de Agroecologia também poderá orientar os médios e grandes produtores de Mato Grosso. “No Canadá e na Austrália há milhares de hectares de produtos orgânicos. Em outras partes do mundo isso também está ocorrendo, na Europa é crescente a produção e o consumo desses produtos. É uma mudança de paradigma que já chegou ao consumidor”, avalia Medeiros.

CÂMARA TÉCNICA - A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) convida órgãos públicos e sociedade civil organizada para comporem a Câmara Técnica da Agroecologia. Os interessados devem se manifestar formalmente por meio de ofício da instituição a que pertencem, endereçado a Seder.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet