Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

já não era sem tempo

Finalmente Ibama confirma concessão para obras na 158

Está confirmada a liberação de Licença de Instalação para o início das obras no trecho norte da BR-158, que corresponde a 213,5 km.

29 Abr 2009 - 16:00

Éryca Monteiro - De Brasília - Especial para o Olhar Direto

Está confirmada a liberação de Licença de Instalação para o início das obras no trecho norte da BR-158, que corresponde a 213,5 km. Em reunião, nesta quarta-feira (30), o diretor de licenciamento do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Sebastião Pires, confirmou a concessão ao deputado federal Wellington Fagundes (PR).


Porém, segundo o diretor, ainda falta um parecer do diretor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, que por diversas já demonstrou posição favorável a questão.

Está prevista para a semana que a ida do presidente do Ibama, Roberto Messias, a Mato Grosso para um ato oficial.

A polêmica em torno dessa LI iniciou com o decreto que homologou a reserva indígena Maraiwatsede, que corta ao meio a rodovia, a área corresponde a 130 km do trajeto original. A partir daí, a concessão de licença ficou condicionada a um parecer da FUNAI, que queria atrelar a LI do trecho norte a solução do trecho que passa pela área indígena.

Após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Funai emitiu um documento afirmando que não haveria nenhum questionamento quanto ao eixo norte. A partir daí, prefeitos da região e bancada federal pressionaram as autoridades, do Ibama em Brasília, até chegar a essa concessão.
O trecho que passa pela área indígena ainda carece de estudos, mas existe a possibilidade de um desvio o que aumentaria a rodovia em 60 km. O trecho sul, que corresponde a 211 km, já está em obras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet