Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Emissão de documentos foi o serviço mais procurado nos Mutirões da Cidadania

O Mutirão da Cidadania encerrou o mês de abril ultrapassando a marca de 150 mil atendimentos nos 15 municípios por onde a caravana passou. Dos 155.270 atendimentos contabilizados, 96.881 foram feitos pelo Governo do Estado e 58.389 pelos municípios.


As cinco cidades que mais se destacaram em número de atendimentos foram Rondonópolis (15.503), Paranatinga (8.682), Poxoréu (8.584), Planalto da Serra (7.682) e São Pedro da Cipa (7.205).

A técnica da Secretaria de Trabalho Emprego Cidadania e Assistência Social (Setecs) responsável pelos Mutirões, Marly Colturato, destacou que os altos números nos atendimentos realizados no Interior é reflexo da demanda das comunidades pelos serviços que são prestados no Mutirão da Cidadania.

“Nosso público alvo é a comunidade carente e essas pessoas estão sempre precisando de alguma coisa, seja a segunda via de um documento, orientações e encaminhamentos, ou até mesmo uma simples aferição de pressão. Para se ter uma idéia, o MT Saúde fez 6.744 atendimentos, entre aferição de pressão arterial e testes de glicemia”, explicou Marly.

Entre os vários serviços prestados, o mais procurado foi a emissão de documentos, com mais de 12 mil atendimentos. Foram emitidas 4.474 carteiras de identidade, 3.675 CPFs, 2.032 segundas vias de certidão de nascimento e casamento, 1.183 carteiras de trabalho e 772 títulos de eleitor.

Ao fazer o balanço dos trabalhos, a técnica Marly também destaca a participação das comunidades nas palestras educativas e a busca por orientações oferecidas pelos órgãos do Estado.

As palestras sobre educação no trânsito somaram 5.567 registros, o projeto Rede Cidadã e a Coordenadoria de Polícia Comunitária, ambas da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), registraram, juntas, quase 11 mil atendimentos e as palestras sobre ações e projetos da Secretaria de Cultura alcançaram 7.917 registros.

“É muito bom que haja essa procura por informação e conscientização. Isso mostra preocupação, interesse das pessoas em conhecer seus direitos e saber o que o Estado está realizando”, avalia a coordenadora do Mutirão.

Durante o mês de abril, o mutirão da cidadania atendeu os municípios de Dom Aquino, São Pedro da Cipa, Juscimeira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, Alto Taquari, Poxoréu, Primavera do Leste, Paranatinga, Santo Antônio do Leste, Campinápolis, Planalto da Serra, Gaúcha do Norte e Várzea Grande.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet