Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

MT - Hemocentro funciona no feriado do Trabalhador no apoio ao Combate a Dengue

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) informa que o MT - Hemocentro irá funcionar amanhã, sexta-feira (01.05), Feriado do Trabalhador em sistema de plantão, como forma de aumentar as doações de sangue e continuar atendendo a demanda em todo o Estado.


A unidade móvel estará neste sábado (02.05), no Terminal André Maggi, em Várzea Grande na busca dos doadores. Vale ressaltar a preocupação do Estado na convocação da população para doação de sangue, no momento em que Mato Grosso enfrenta as ocorrências de casos graves de Dengue. O paciente acometido pelas formas graves de Dengue necessita de plaquetas e para tanto é necessário manter os estoques diários de sangue na garantia do atendimento da demanda. As doações podem ser feitas na sede do MT - Hemocentro, que fica na Rua 13 de Junho, nº. 1.055 Centro da Capital, e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC), no horário das 7h30 às 17h30 de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 07h30 às 12h.

“A regulação do estoque de sangue é necessário, pois o Concentrado de Plaquetas, que é extraído do sangue e que tem uma durabilidade de apenas 05 dias para uso útil é muito solicitado para socorrer pessoas acidentadas, com problema de coagulação sanguínea ou portadoras de Leucemia e nos casos de formas graves de dengue”, declarou a diretora geral do MT - Hemocentro, Eliana Rabane.

A diretora esclarece que não há falta de sangue no momento, porém se faz necessária a colaboração de todos para que este fato não aconteça.

Além de convocar o maior número de doadores de sangue, Eliana Rabane aproveita para fazer um convite a todos os segmentos sociais, como Igrejas, Associações e Comunidades que tiverem interesse em solicitar a Unidade Móvel do MT - Hemocentro, basta entrar em contato pelo telefone 3623-0044 para solicitar o agendamento. “Essa parceria é fundamental para que o MT - Hemocentro aumente cada vez mais o seu número de doadores fidelizados. Doar sangue além de ser um ato de amor, há cada bolsa doada, salva quatro vidas”, finalizou Eliana Rabane.

CONDIÇÕES BÁSICAS: Para ser um doador de sangue é preciso sentir-se bem e com saúde. Apresentar um documento com foto, válido em todo território nacional. Ter idade entre 18 e 65 anos e pesar 50 kg ou mais.

DADOS DENGUE- A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso tem notificado até o momento 10.170 casos de Dengue. Desse número, foram registrados 544 casos graves da doença. Os números são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Estado e indicam que o Estado continua em situação de epidemia de casos graves da Dengue.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet