Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política MT

TCE capacita gestores no interior do Estado

O Tribunal de Contas de Mato Grosso retoma neste mês as atividades do Programa Consciência Cidadã e de capacitação de gestores. Nos próximos dias 25 e 26 a cidade de Diamantino vai sediar o primeiro evento de 2009, reunindo a sociedade e gestores dos municípios de Diamantino, Alto Paraguai, Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Jangada, Nova Olímpia, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Rosário Oeste, Porto Estrela e Santo Afonso.


A primeira parte da programação abrange atividades do Programa Consciência Cidadã, sob a coordenação da Secretaria de Articulação Institucional do TCE-MT, que tem a finalidade de estimular os cidadãos a fazerem o controle social das políticas públicas.

De acordo com a secretária de Articulação Institucional, Cassyra Vuolo, o objetivo fundamental é mostrar à sociedade os instrumentos que o Tribunal oferece para que ela conheça os resultados das políticas públicas e possa interferir na gestão pública, exercendo seus direitos e deveres de cidadão.

Além de palestras apresentando as competências e o funcionamento do Tribunal de Contas, a programação do evento Consciência Cidadã inclui debate, para que o cidadão possa questionar e opinar sobre o controle externo.

No dia 26, de 8h30 às 18 horas, o evento do Tribunal será voltado especificamente a gestores municipais, sendo essa parte da programação coordenada pela Consultoria Técnica.

A palestra de abertura “O TCE, os resultados e desafios do controle externo” será ministrada pelo conselheiro presidente, Antonio Joaquim.

Os temas da capacitação abrangem a conscientização sobre importância do planejamento e os novos sistemas de auditoria que o Tribunal desenvolve, tais como Contas de Governo – Contas de Gestão, Geo Obras e Sistema de Auditoria Pública Informatizada de Contas e o Sistema de Controle Interno que todos os órgãos estão obrigados a implantar.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet