Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Encerrado em Nortelândia curso de pedreiro em alvenaria

A prefeitura municipal de Nortelândia, através da Secretária Municipal de Ação Social em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e o Senai de Mato Grosso, encerraram na manhã de quarta-feira (06), durante solenidade realizada no Centro de Apoio e Geração de Emprego e Renda “profª Benedita Pereira Lemes”, o curso de pedreiro em alvenaria, ministrado a 28 alunos com carga horária de 180hs e durou cerca de 30 dias. Os alunos aprenderam sobre locação de uma casa dentro de um terreno, esquadramento, nivelamento de alicerce e esquadrias metálicas, levantamento de paredes, reboco, assentamento de piso, argamassa, amarração de ferragens, noções de empreendedorismo, ética, cidadania, orçamento, entre outros.


O instrutor do curso, Jonatan Alves da Silva, parabenizou os aprendizes de pedreiro pela determinação e vontade de aprender novas técnicas, principalmente os que já militavam na área que buscaram obter conhecimentos e melhorar o desempenho da profissão. “Muitos são novatos e buscaram qualificação para ingressar no mercado de trabalho, como é o caso das mulheres que não se deixaram intimidar pela forte presença masculina e vieram aprender uma profissão” disse o monitor.

O primeiro secretário do Poder Legislativo e líder do executivo no parlamento, Luís Fernandes de Souza, fez questão de falar sobre a importância da qualificação profissional, abrindo as portas para o mercado de trabalho. “O aperfeiçoamento é sempre salutar por que nos faz aprender novas técnicas, melhorando nossa prestação de serviços, estão todos de parabéns, por que conseguirão melhorar a renda familiar com o que aprenderam neste dias” finalizou.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Anita Peron, destacou que cursos de qualificação como o que acaba de ser concluído propiciam melhor qualidade de vida para os participantes e também acaba por melhorar o aspecto da cidade e das futuras construções, pelo fato de terem absorvido novos métodos. Ela garantiu ainda que cursos de qualificação são verdadeiras fontes de promoção social, em virtude de ofertar conhecimento que pode representar condições das pessoas ingressarem no mercado de trabalho e oferecer vida digna a família.

O ex-servente de pedreiro, Pedro Domingos, 38, agora qualificado para pedreiro, disse que o curso foi um grande verdadeiro aprendizado, não só porque vai mudar de profissão, mas por que também aprendeu coisas importantes como ética, meio ambiente e empreendedorismo. “A harmonia entre o grupo foi outro fator importante, nestes trinta dias não houve se quer uma rusga entre nós o que reflete nosso aprendizado no campo da ética, respeitando-nos um a um” elogiou.

Ivone Carvalho Rodrigues da Silva, 40, ex-dona de casa, disse que agora pretende exercer a profissão e vai usar os conhecimentos adquiridos para melhorar sua moradia. Ivone da Silva também que como não sabia nada sobre a profissão tudo foi novidade e que todos saíram ganhando com o que aprenderam e poderão agora ajudar a família no sustento da casa.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, frisou que seu governo vai continuar buscando qualificar a população para que ela possa estar preparada para ingressar no concorrido mercado de trabalho em busca de um emprego e ainda melhorar a renda familiar. “As pessoas precisam buscar conhecimento, encontrar alternativas, ousar, criar e se posicionar no meio econômico e este governo vai continuar ofertando qualificação para que possam melhorar a renda própria ou familiar” destacou Fraga.

Desde o inicio do atual governo já foram realizados vários cursos e mais de 200 pessoas já foram capacitadas, o que representa aproximadamente 10% da população já com condições de se colocar na disputa por uma vaga de emprego seja na cidade ou nos municípios vizinhos.

Participaram da solenidade de encerramento do curso, os vereadores Aníbal de Oliveira (presidente), Luís Fernandes (1º Secretário), Benedito Hudson Monteiro (Vice-presidente), Vagnir Barbosa Batista e Nilson Neves, o vice-prefeito Antônio Meira, secretários municipais Jossimar Fernandes (Administração), Marlene Júlia Scarpat (Educação), José de Souza Amaral (Patrimônio), Ruberley Gomes de Resende (Desenvolvimento Econômico) a presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Elóisa Maria de Pàula, o membro Ibraim Santos Moreira, entre outros.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet