Olhar Direto

Quarta-feira, 17 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Bezerra sugere abertura de mercado pela ANP

O deputado Carlos Bezerra (PMDB) encaminhou ao ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, sugestão para a extinção, parcial ou total, dos leilões de biodiesel realizados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a compra de biodiesel.


Segundo o deputado, a ANP deveria apresentar novos modelos de comercialização em substituição aos atuais leilões de biodiesel. “Outras formas de comercialização mais próximas de um mercado aberto, com a livre participação de empresários interessados em atuar no ramo de combustíveis”, defende Bezerra.

Para Bezerra, o momento é oportuno, diante das incertezas quanto ao crescimento e bom desenvolvimento das atividades econômicas no país, geradas pelo clima de pessimismo em função da grave crise financeira em escala global.

“Cremos ser a ocasião propícia para a adoção de medidas realmente corajosas, preservando-se, é claro, o regramento necessário para garantir a qualidade dos insumos comercializados e o bom atendimento e abastecimento de todos os cidadãos brasileiros”, observa Bezerra.

Conforme o deputado, técnicos da ANP já começam a elaborar cenários em que os leilões de biodiesel realizados exclusivamente pelo órgão regulador venham a ser substituídos por novos modelos de comercialização do combustível.

O parlamentar acredita que a medida pode contribuir para dar maior agilidade e, por conseguinte, criar um clima de maior confiança e servir como impulsionadora da atividade econômica.

“Se esses leilões foram necessários, numa fase inicial, em que se deu a inserção desse biocombustível na matriz energética nacional, hoje a sua continuidade não é mais desejável, não apenas pelos fabricantes de biodiesel”, disse.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet