Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Política MT

no Século XXI

Governo define prioridades para desenvolvimento sustentável

O Banco do Brasil apresentou ao governo de Mato Grosso, nesta segunda-feira (25.05), no Palácio Paiaguás, o projeto 'O Brasil e o Centro-Oeste no Século XXI' para o desenvolvimento dos Estados do Centro-Oeste. Mato Grosso é o primeiro Estado da região a conhecer a intenção, que visa reforçar a inserção regional do Banco do Brasil e seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento. O Governo do Estado já começa nesta terça-feira (26.05) a traçar as prioridades regionais para formatar um protocolo de parceria com o banco.


Conforme o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, a parceria investe principalmente nas cadeias produtivas do Estado, dando condições plenas de desenvolvimento para que “possamos diminuir as desigualdades regionais, com projetos específicos, e assim, diminuir as desigualdades sociais. Com projetos bem estruturados”, completou Novacki, informando que o Grupo de Trabalho começa a trabalhar as prioridades e dentro de 30 dias o protocolo esteja pronto, “com avaliação do governador Blairo Maggi, sobre as suas prioridades e fazer um grande evento com a presença do presidente do BB” para assinatura do contrato.

O GT deve ser composto por representante das Secretarias de Estado e mais quatro do Banco do Brasil. “A partir desse Grupo de Trabalho discutir e estabelecer as prioridades de atuação do banco das premissas já estabelecidas pelo governo, inserindo inclusive algumas demandas federais como o Territórios da Cidadania e a operação Arco Verde, para levar condições melhores para essas regiões e também para o desenvolvimento da indústria e da Agricultura Familiar”, ressaltou o superintendente de Varejo de Mato Grosso e Rondônia, Tarcísio Hubner.

Além dessas prioridades, o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos (Cidinho) citou também a possibilidade dessa parceria com as ações do Governo no Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS), Turismo, qualificação profissional e abertura de novas agências e mais postos de atendimento do Banco do Brasil, para a viabilização de mais financiamentos ao pequeno produtor e empresários. “Investimentos em regiões subdesenvolvidas ainda”, considerou Cidinho.

Ele ainda explicou que “hoje o incentivo do Prodeic (Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso) é único para todo o Estado, mas a partir da assinatura desse protocolo, da definição da aplicação de recursos, de prioridades do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste), algumas regiões serão beneficiadas porque os recursos serão voltados para municípios sem condições de agregar valores”.

O BB já tem protocolos firmados com estados do Nordeste e Norte, no Centro-Oeste Mato Grosso foi o primeiro principalmente “porque existe um histórico muito consolidado com o BB e também, porque vemos que são projetos de qualidades voltados para o desenvolvimento da economia e para as pessoas do Estado”, avaliou Tarcísio Hubner. O protocolo tem previsão para o planejamento de quatro anos do Estado.

Participaram da reunião de apresentação do projeto, além do superintende Tarcísio Hubner, equipe técnica do BB, e ainda os secretários de Estado Yenês Magalhães (Planejamento), Yuri Bastos (Desenvolvimento do Turismo), Neldo Egon Weirich (Desenvolvimento Rural), Pedro Nadaf (Indústria, Comércio, Minas e Energia), José Rodrigues (Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social - interino) e presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) Leôncio Pinheiro.

A primeira reunião do GT ocorre nesta terça-feira (26.05) na MT Regional, com a participação de representantes do Governo do Estado e BB.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet