Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política MT

Cobrança

Deputado federal defende novo modelo para o crédito agrícola

O deputado federal, Homero Pereira (PR), em audiência pública para discutir a crise econômica financeira no setor da agricultura, que está sendo realizada no Congresso Nacional, defendeu a adoção de um novo modelo de crédito para o setor agrícola. A cobrança foi feita ao ministro da agricultura, Reinhold Stephanes, que está sendo sabatinado por deputados e senadores.


Na avaliação de Homero, o modelo atual, baseado em capitações feitas junto as tradings, é perverso para os produtores o que os torna reféns das multinacionais, e de situações definidas por baixas remunerações sobre investimento. “Temos que encontrar soluções em caráter emergencial, em relação a essa questão do financiamento, porque hoje temos uma oportunidade histórica gerada pela crise”, declarou o deputado ao site Olhar Direto.

Na opinião do parlamentar republicano, o novo modelo de crédito deve ser respaldado por todas as instituições financeiras do país e não apenas do Banco do Brasil, pois, somente dessa forma, haverá crédito abundante e mais barato. “Temos que estimular todo o sistema bancário e financeiro nacional, porque somente o Banco do Brasil não é capaz. Muitas dessas instituições bancárias vêm pedir socorro a esta casa, e ao Poder Executivo e é o momento delas ofertarem linhas de crédito e ser solidárias com o setor produtivo”, avaliou o deputado. 

Dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) confirmam que as trading financiam até 80% da crescente safra de graõs em Mato Grosso. Contudo, com a crise financeira, essas empresas enfrentam problemas de capitação no exterior e, consequentemente, terão dificuldades para liberar linhas de créditos para os produtores mato-grossenses
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet