Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Abicalil participa de etapa intermunicipal da 1ª Conferência Nacional de Educação

O deputado federal Carlos Abicalil (PT) participa na manhã de sexta-feira (29) em Rondonópolis, da terceira etapa intermunicipal da 1ª Conferência Nacional da Educação (Conae). A atividade será realizada na Escola Estadual Sagrado Coração de Jesus.


A Conferência intermunicipal trata-se de uma etapa preparatória para a estadual, que será realizada em novembro em Cuiabá e nacional, que ocorrerá em Brasília em abril de 2010.

Além de Abicalil, representantes dos mais diversos segmentos, incluído órgãos públicos e organizações não governamentais participarão da etapa de Rondonópolis. Após os debates, a plenária deverá eleger delegados para a Conferência estadual, que por sua vez encaminhará representantes para a Nacional.

Etapa Nacional

O governo federal promoverá a Conferência Nacional tendo como objetivos principais, a definição de bases para o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que entrará em vigorar a partir de 2011. O tema da conferência nacional é ‘Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação’. As etapas intermunicipais e estaduais também estão debatendo este tema.

Além do tema central, as Conferências também debaterão questões como financiamento da educação, gestão democrática, avaliação, formação dos professores e visão sistêmica da educação. Os seis eixos temáticos da Conferência, detalhados no documento de referência da Conae, são: Papel do estado na garantia do direito à educação de qualidade: Organização e regulação da educação nacional; Qualidade da educação, gestão democrática e avaliação; Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; Formação e valorização dos trabalhadores em educação; Financiamento da educação e controle social; Justiça social, educação e trabalho: Inclusão, diversidade e igualdade.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet