Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Política BR

Proposta de Goellner será tema de audiência na CI e na CRA

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai realizar uma audiência no dia 16 de junho, juntamente com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), para discutir proposta da comercialização e do uso do óleo de origem vegetal como combustível. A proposição está em tramitação nas duas comissões.


De autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), o projeto de lei (PLS 81/08) autoriza a comercialização e o uso, em todo território nacional, de óleo de origem vegetal, puro ou com mistura, como combustível para tratores, colheitadeiras, veículos, geradores de energia, motores, máquinas e equipamentos automotores utilizados na extração, na produção, no beneficiamento e na transformação de produtos agropecuários, bem como no transporte rodoviário, ferroviário ou hidroviário desses mesmos produtos e de seus insumos em geral.

O projeto autoriza também a produção de óleo combustível de origem vegetal por todas as indústrias refinadoras devidamente estabelecidas, que poderão também comercializá-lo e vendê-lo diretamente ao consumidor desse combustível.

Nesta quinta (4), ao justificar a necessidade da audiência, o senador pelo Mato Grosso afirmou que o óleo vegetal puro e refinado vem sendo utilizado com sucesso em vários países da Europa há mais de dez anos, como substituto ao óleo diesel. Goellner também lembrou que a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil, pode ficar conhecida como "Copa Limpa", justamente porque o governo federal está se comprometendo a utilizar, durante o evento, recursos não poluentes.

"A utilização de óleo vegetal refinado como combustível é uma solução que vai fazer parte de um projeto da Comissão de Esportes e da Comissão de Mudanças Climáticas aqui, do Senado, de onde se desenha o projeto da Copa Limpa", explicou Gilberto Goellner.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet