Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cidades

TJMT será pólo tecnológico de apoio ao Projudi no país

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso será uma das cinco unidades judiciárias do País a contar com um pólo tecnológico para o gerenciamento do sistema de suporte ao Processo Judicial Digital (Projudi), que poderá, como conseqüência, se expandir com ainda mais agilidade e segurança. Além de Mato Grosso, receberão pólos tecnológicos os tribunais estaduais de Roraima, Bahia, Distrito Federal e Minas Gerais. A base a ser instalada no TJMT funcionará como uma espécie de “fábrica de softwares”, segundo o juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Aristeu Batista Dias Vilela, permitindo a resolução local de questões operacionais relativas ao sistema e possibilitando a solução de eventuais problemas. O reflexo será a dinamização do processo de manutenção e suporte.


O futuro pólo terá capacidade técnica para atender também demandas advindas de outras judiciárias do país. “A Corregedoria-Geral da Justiça tem buscado formas de criar ferramentas para facilitar o dia a dia na administração do Projudi e o advento do pólo contribuirá sobremaneira para isso”, afirma o juiz auxiliar. Nos próximos dias, técnicos do Conselho Nacional da Justiça estarão no Tribunal de Justiça para analisar a adequação do espaço físico para a futura estruturação do pólo.

A expansão da ferramenta está sendo feita Coordenadoria de Tecnologia da Informação do TJMT, que está compromissada em promover a modernização da tramitação dos processos e a celeridade na entrega da prestação jurisdicional. A meta é que até o final da atual gestão (2009/2011) todos os juizados especiais das 79 comarcas estejam com o sistema instalado e em pleno funcionamento, uma vez que o processo de expansão do Projudi se mantém em marcha, com a implantação do sistema nos juizados especiais das comarcas de Várzea Grande, Chapada dos Guimarães e Santo Antônio do Leverger. O passo seguinte, de acordo com o juiz auxiliar da Corregedoria, é a migração do Projudi também para a Justiça comum.

O Processo Judicial Digital foi desenvolvido pelo CNJ e adotado pelo Judiciário de Mato Grosso em setembro de 2007. Foi instalado inicialmente no Quinto Juizado Especial Cível da Comarca de Cuiabá (à época ainda denominado de Juizado do Planalto), como projeto piloto, e depois expandido para todos os juizados especiais cíveis da Comarca da Capital e também para as Turmas Recursais dos Juizados Especiais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet