Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Com Pronasci, Sejusp quer ampliar atendimento e cobertura dos programas sociais

A prevenção da violência por meio de projetos sociais desenvolvidos com crianças e adolescentes é uma das principais frentes do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. Com a assinatura do convênio de adesão de Mato Grosso ao Pronasci, ocorrida na última semana, em Cuiabá, os projetos sociais desenvolvidos pela pasta da Segurança Pública receberão um incremento financeiro que será destinado à ampliação e melhoria das atividades já desempenhadas, aquisição de materiais e qualificação dos profissionais que atuam nos projetos.


Projetos sociais de prevenção às drogas e criminalidade, como Rede Cidadã, Bombeiros do Futuro e Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) são alguns dos que receberão recursos do Pronasci.

Segundo o coordenador estadual do Proerd, tenente-coronel PM Jacques Lopes da Cunha, o recurso que será destinado ao programa irá qualificar mais policiais militares que atuam como instrutores, possibilitará a aquisição de mais equipamentos e materiais didáticos como livros e veículos para prestar melhor atendimento aos familiares dos adolescentes ingressos no programa. "Esse investimento que Mato Grosso receberá é muito importante, principalmente para os projetos sociais, que deverão ser ampliados, alcançando mais crianças e, consequentemente mais famílias", fala o coordenador.

Desde o ano 2000, quando foi criado, o Programa Educacional de Resistência às Drogas formou 130 mil crianças em todo Estado. Desse total, 30 mil são crianças da Baixada Cuiabana. O objetivo do Proerd é a prevenção ao uso das drogas por crianças e adolescentes, alertando para os malefícios causados à saúde física e mental do usuário, e também prevenir a criminalidade relacionada direta ou indiretamente ao uso de entorpecentes.

O coordenador do Proerd enfatiza ainda o trabalho de diagnóstico que está sendo realizado nas escolas pelos instrutores do programa para identificar a causa da violência na capital. "Através de questionário distribuído nas escolas faremos um estudo do processo gerador da violência, se é o desemprego, desestrutura familiar ou outros motivos", disse.

Com a adesão ao Pronasci, Mato Grosso poderá ampliar projetos e ações que integram três eixos, de acordo com linhas do programa: prevenção, modernização e repressão. Outro programa social integrado à segurança pública que receberá reforço do Pronasci é o Rede Cidadã, cujas ações de prevenção identificam, inserem e acompanham crianças e adolescentes vulneráveis ao risco social e ao ato infracional.

Para a coordenadora do Rede Cidadã, tenente-coronel PM Zózima Sales, o investimento nos projetos sociais desenvolvidos no Estado, em especial o Rede Cidadã, ampliará e fortalecerá as atividades já desempenhadas com os adolescentes e as famílias dos jovens. "Investir nas pessoas, na resolução dos problemas que envolvem essas pessoas. É dessa forma que vamos melhorar a segurança pública no Estado", afirma a oficial. 

O programa social Rede Cidadã é realizado nas áreas de abrangências das bases comunitárias e deverá ser ampliado a outras cidades do Estado. Atualmente o programa atende mais de duas mil crianças e adolescentes em aulas de informática, práticas desportivas e culturais nos 12 bairros que atua. Apenas no primeiro semestre deste ano cerca de 700 crianças, adolescentes e familiares foram atendidos pelo programa social, que garante aos assistidos oportunidade e acesso a momentos de integração, lazer, esporte, cultura e cidadania, além de promover inclusão social dos adolescentes das regiões periféricas da Capital.

Conforme o secretário adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp, Alexandre Bustamante dos Santos, 70% do recurso provenientes do Pronasci destinado à Mato Grosso será distribuído aos projetos sociais de caráter preventivo, como o Proerd, Rede Cidadã, Bombeiros do Futuro, De cara Limpa contra as Drogas, entre outros. “O problema da segurança pública hoje deve-se a falência da família, e os projetos sociais vem para reerguer essa instituição. Todas as frentes da segurança pública tem que trabalhar o preventivo, trabalhando a criança e o adolescente”, enfatizou.

O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, ressalta que a meta é mudar o conceito hegemônico da segurança pública e transformá-lo em caráter preventivo. "Se obtivermos êxito na implementação dos projetos sociais de caráter preventivo nos Estados não tenho dúvidas que derrubaremos o índice da violência no Brasil', frisa.

Teixeira destacou também o trabalho de policiamento comunitário desenvolvido em Mato Grosso como exemplo nacional. Com a adesão ao Pronasci, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso prevê a ampliação das bases comunitárias de segurança para o interior do Estado, ao instalar unidades nos pólos regionais, aproximando os serviços da segurança pública cada vez mais do cidadão, integrando polícia e comunidade.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet