Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cidades

Governo reafirma parceria com municípios e entrega equipamentos de segurança em Rondonópolis

“É um momento histórico não só para Mato Grosso, mas principalmente para Rondonópolis, pois esta é a primeira vez que um Governo investe pesado em equipamentos novos e de primeiro mundo para o interior do Estado. Todas as vezes que recebemos viaturas de resgate ou de combate a incêndio foram equipamentos usados geralmente remanejados da capital”, relatou o comandante do 3º Batalhão Corpo de Bombeiros, major Vanderlei Bonoto Cante, em agradecimento ao governador Blairo Maggi, pelos equipamentos entregues no município, durante manhã desta segunda-feira (15.06), ao receber as chaves dos três novos veículos.


O governo do Estado entregou ao 3º Batalhão, lotado em Rondonópolis (212 Km ao Sul da Capital), cuja área de atuação abrange também os municípios de Guiratinga, São José do Povo, Pedra Preta, Itiquira, Alto Garças, Alto Araguaia e Alto Taquari, três equipamentos de combate a incêndio. São eles: uma plataforma Auto Escada Mecânica, modelo 2009, com alcance de 54 metros de altura, um caminhão do tipo Auto-Bomba Tanque (ABT), com capacidade para armazenar cinco mil litros de água, e uma viatura Auto Hidro Químico (AHQ), que combate incêndios utilizando água, pó químico e espuma, está ficará lotada no aeroporto municipal da cidade.

Durante a coletiva que concedeu à imprensa, o governador Blairo Maggi, disse que o Governo do Estado tem procurado investir pesado em segurançapPública, sem diferença entre as forças, seja Corpo de Bombeiros, Polícia Militar ou Civil. “Hoje, especificamente na cidade de Rondonópolis nós temos a oportunidade de entregar veículos novos para o Corpo de Bombeiros. Essas viaturas fazem parte do processo de modernização que começamos a fazer na Instituição com a aquisição de equipamentos na ordem de R$13 milhões", disse o governado Blairo Maggi.

"A preocupação começou quando muitos prédios começaram a surgir em Rondonópolis e também em outros municípios como Várzea Grande e Sinop, pois se algo acontecesse e chegasse a pegar fogo em algum desses edifícios os Bombeiros não teriam as ferramentas necessárias para trabalhar e prestar o socorro adequado. Podemos dizer que até hoje contamos com a sorte de não ter acontecido nada de grave”, afirmou o governador.

Para Bonoto, a Auto Escada Mecânica principalmente chegou no momento exato, pois segundo ele, Rondonópolis cresceu muito e possui atualmente prédios de até 21 andares, o que significa dizer que caso incidentes relacionados à altura acontecessem, antes o Corpo de Bombeiros Militar não teria meios para atender esse tipo de ocorrência. “Esse equipamentos é capaz de dar suporte ao combate a incêndio em edificações com até 54 metros de altura, o equivalente a um prédio com 18 andares. Ele vai nos possibilitar realizar um atendimento com qualidade de Primeiro Mundo à população e vai atender bem às nossas expectativas, num salto qualitativo sem precedentes na história do município”, explicou o comandante.

Além dos equipamentos entregues para o Corpo de Bombeiros, ainda foram entregues às polícias Civil e Militar, mais sete veículos. Um dos veículos será destinado à Polícia Civil ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania de Rondonópolis (Cisc), e as outras para viaturas foram destinas para uso no policiamento ostensivo da Polícia Militar nos município de Rondonópolis, Campo Verde, Guiratinga, Jaciara, Poxoréo, e Privamera do Leste.

Maggi citou ainda que além da autoescada, a viatura que será destinada para o aeroporto, é de extrema importância, já que é uma exigência da Anac para regulamentação do aeroporto municipal. De acordo com o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo, com o recebimento de novos equipamentos e viaturas por parte do governo do Estado, o Comando Geral dos Bombeiros realiza o remanejamento das viaturas já existentes para outras unidades do interior. Segundo ele o remanejamento acontece de imediato com as viaturas, a exemplo de Rondonópolis, que teve os equipamentos mais antigos, remanejados para outras localidades de Mato Grosso, com o recebimento dos novos.

Maggi disse que as viaturas hoje entregues em Rondonópolis fazem parte de um projeto de segurança pública que contempla as mais diversas ações, tais como a modernização da frota de veículos das Polícias Civil e Militar, concurso público na área da Segurança e a construção de novos presídios. “Queremos fazer com que a segurança realmente seja sentida pela população do Estado de Mato Grosso”, ressaltou o governador.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA

Durante o evento, o governo do Estado por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), assinou um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal para regularização fundiária urbana de 3.904 lotes de assentamentos informais na cidade pelo programa Tequenfim. Ao todo serão beneficiados 57 bairros da cidade. O prazo de vigência do acordo é de 12 meses. Para o presidente do órgão, Afonso Dalberto, significa um trabalho a quatro mãos.

“Estamos dando continuidade nas ações conjuntas entre governo do Estado e a Prefeitura de Rondonópolis. Com essas regularizações, em termos de lotes urbanos, praticamente zeramos a demanda deste município. De 2003 a 2007, o governo já regularizou 5.759 lotes em Rondonópolis de moradores que estavam sem documentação”, disse o presidente do órgão.

Estiveram presentes na solenidade de entrega das viaturas o vice-governador, Silval Barbosa, o secretário de estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado, o secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Arilton Azevedo, o presidente do Intermat, Afondo Dalberto, parlamentares da bancada federal e estadual de Mato Grosso, e o prefeito de Rondonópolis, José Carlos do Pátio.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet