Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cidades

Imeq realiza operação de São João

Festa Junina, histórica e cheia de tradições, festejos, comidas típicas com dança de quadrilha. Conhecida como festa de São João ou São Pedro, ela tem características próprias, principalmente nas guloseimas. A festa que faz parte da cultura Brasileira é realizada nos meses de junho e julho, não deixa pra trás as peculiaridades de cada região.


Parece ser uma festa sem mistério de fácil realização. O que a sociedade não dá importância são os cuidados dos pré-requisitos antes dos festejos. Várias averiguações são feitas nos produtos comercializados nessa data, para não frustrar o ritmo da tradição. Baseada neste requisito, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq-MT), órgão delegado ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), está fiscalizando desde ontem  diversos comércios de Cuiabá e Várzea Grande.

Estão sob fiscalizados grande parte dos doces como bombocado, pé-de-moleque, amendoim doce, castanhas, milhos de pipoca e canjica, vinho, água ardente, papéis para bandeirolas, condimentos e outros produtos relacionados às festividades.

De acordo com o Coordenador de Fiscalização de Produtos, Bento Francisco Gomes Bezerra, a fiscalização não é rotineira, mas o instituto prefere fazê-la nas datas comemorativas, onde o fluxo de vendas de determinados produtos é maior.

“Com esse enfoque fazemos as averiguações de comprometimento de fabricante/consumidor, para verificarmos se as normas estão sendo respeitadas. Sabemos que a Festa Junina é uma festa tradicional no Brasil em nível nacional e que por esse motivo, pode aparecer algum espertalhão querendo levar vantagens sobre os produtos. O casamento caipira, é uma simulação da realidade, mas os produtos consumidos não”, brincou Bezerra. Ele também detalhou que diversas marcas de refrigerantes e águas minerais, serão fiscalizadas.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet