Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Zoneamento Socioeconômico

Dilceu percorre municípios do Noroeste mato-grossense

No próximo sábado (20), a Assembleia Legislativa realiza em Juína (734 km da capital) a penúltima audiência pública para discutir o projeto de Lei 273/08, que institui o Zoneamento Socioeconômico Ecológico- ZSEE.

No próximo sábado (20), a Assembleia Legislativa realiza em Juína (734 km da capital) a penúltima audiência pública para discutir o projeto de Lei 273/08, que institui o Zoneamento Socioeconômico Ecológico- ZSEE. Antecipando a 14ª reunião, o presidente da Comissão Especial do Zoneamento, Deputado Dilceu Dal’Bosco (DEM) deu início hoje, na Câmara Municipal de Castanheira (781 km a noroeste) a um processo de debates públicos, onde é feito a apresentação da proposta e suas diretrizes.


“A discussão contribuirá para a consolidação do ZSEE como um instrumento de gestão legitimado social e politicamente”, afirmou Dilceu.

Até quarta-feira (17), o presidente vai percorrer as cidades de Juína (pólo), Castanheira, Aripuanã, Juruena, Cotriguaçú, Colniza e Rondolândia, que compõe a Região de Planejamento I. As prévias, segundo Dilceu, esclarecem ‘inverdades’ plantadas por assessorias paralelas ao ZSEE, de que o projeto vai interromper a atividade produtiva no estado e preparam para a audiência oficial, realizada no sábado.

“O zoneamento se tornou uma fábrica de dinheiro nos municípios do interior, onde foram criadas assessorias especializadas em disseminar dificuldades para vender facilidades. Afirmam que a proposta proíbe a agricultura e o extrativismo vegetal com o objetivo de vender projetos alternativos, fantasiosos, que desrespeitam a legislação federal”, alertou Dal’Bosco.

O democrata esclarece que o ZSEE pretende organizar a atividade produtiva em Mato Grosso e definir as áreas que necessitam de investimentos. Ele pontua que, mesmo em algumas terras propostas para Unidade de Conservação, existem diretrizes que determinam o uso sustentável, definindo inclusive linhas de crédito

Representantes do Poder Judiciário, sindicatos, Ministério Público, entidades de classe, associações, ONG´s e do setor produtivo aproveitam para sugerir, durante as reuniões prévias, normas para fomentar o desenvolvimento sustentável dos municípios mato-grossenses, tendo como base um diagnóstico integrado dessas unidades.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet