Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

'Toda a equipe comemorou', diz médica que realizou parto por telefone em MS

A médica plantonista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campo Grande, Milena Goes, realizou pela primeira vez a condução de um parto pelo telefone ao ajudar a gestante que entrou em trabalho de parto em uma rua da capital mato-grossense, na manhã de segunda-feira (15). “Depois que acabou (o parto), foi muito gostoso. Todos da equipe comemoraram, bateram palmas e deram os parabéns”, disse a médica, de 29 anos.


Apesar da experiência inédita, Milena disse ao G1 que está habituada a outros tipos de atendimento à distância. “Já havia auxiliado na condução dos primeiros socorros em casos de parada cardíaca, desmaios, crianças engasgadas, mas parto, foi o primeiro.”

Para a médica, nos casos de atendimento à distância, a maior dificuldade é ter de prestar o socorro orientando pessoas leigas. “Muitas vezes o problema apresentado pode ter várias causas. Nós somos treinados para reconhecer os sinais e sintomas, mas a pessoa que liga, não, e isto dificulta bastante”, afirmou.


No caso do parto, o desafio foi verificar as condições da criança que estava para nascer. “Nós tivemos informações preliminares, que não foram confirmadas depois, de que a mulher era moradora de rua. Logo imaginei que ela poderia não ter tido um acompanhamento pré-natal adequado, e até mesmo que o bebê poderia ser prematuro. Se fosse, seria bem complicado, pois geralmente bebês prematuros apresentam problemas respiratórios.”

“Quando a mulher que estava ajudando no parto me disse que o bebê era grande, fiquei mais tranqüila, porque, provavelmente, seria um bebê de nove meses”, disse.

Milena visitou o bebê na manhã desta terça-feira (16). “Ele está bem, não precisou ficar na UTI neonatal. Foi para o berçário e já está com a mãe.”

Parto
Milena ajudou, por telefone, a fazer o parto de um bebê, por volta das 6h da segunda-feira, em Campo Grande. A mãe, de 30 anos, estava na calçada quando entrou em trabalho de parto e foi amparada por vizinhos.

Uma técnica em enfermagem ajudou Sirlene a se acomodar no chão. Pelo telefone, ela recebia as instruções da médica plantonista.



Milena passou a descrever os procedimentos para a realização do parto, mesmo sem ver o que acontecia. A ténica em enfermagem conseguiu tirar a criança seguindo todas as orientações que lhe foram passadas pela médica.


O bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado ao pescoço e teve dificuldades para respirar após o nascimento. Novamente, Milena ensinou os procedimentos necessários para salvar o bebê e ainda ajudou a fazer o bebê a chorar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet