Olhar Direto

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Corpo de Bombeiros inicia comemoração pelos 153 anos da corporação no País

"Vidas alheias, riquezas a salvar'. Da fase do balde ao apogeu, com viaturas e equipamentos de salvamento e combate a incêndio mais modernos do mundo. Em um passado não tão distante (1983 - 1984), as ocorrências eram atendidas com apoio de uma viatura C-10, dois baldes, algumas mangueiras velhas, garra e boa vontade. No ano subsequente, a aquisição de 23 viaturas, dentre as quais, uma Auto Escada Mecânica Cimasa, materiais de combate a incêndio, busca e salvamento, deu início ao processo de descentralização dos quartéis para o interior do Estado, começando a atender as demandas do crescente Mato Grosso à época.


Hoje, com viaturas e equipamentos de alta tecnologia, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso vive um dos melhores momentos da história da corporação. 'Homens do fogo', 'heróis anônimos'. Prestes a comemorar 153 anos de atuação no Brasil - em 2 de julho - e 45 anos de atuação em Mato Grosso (dia 19 de agosto), a instituição conta com 930 homens e mulheres que prestam atendimento em 21 unidades do Corpo de Bombeiros (entre companhias e batalhões) em 17 municípios do Estado.

Em homenagens a esses profissionais é que o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza, na próxima semana, uma série de atividades que marcarão a Semana Nacional dos Bombeiros, evento alusivo ao dia 2 de julho.

COMEMORAÇÕES - A programação terá início no próximo domingo, dia 21 de junho, às 8h, com a realização da 24ª corrida 'Homens do Fogo'. A largada será no 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) do Verdão, em Cuiabá, de onde os participantes darão início ao trajeto, que passará pela avenida Miguel Sutil seguindo até o trevo que dá acesso ao bairro Despraiado, e retornando até o ponto de partida. A prova terá um percurso total de 10 quilômetros e está com as inscrições abertas até o dia 19 de junho.

Dos dias 22 a 26 de junho, bombeiros militares irão proferir palestras em escolas municipais, estaduais e particulares da capital esclarecendo aos adolescentes sobre a influência das queimadas urbanas na área metropolitana e o aquecimento global.

Viaturas e equipamentos de mergulho, incêndio florestal, de atendimento pré-hospitalar, salvamento em altura, aquático e terrestre estarão à disposição numa exposição no Pantanal Shopping, em Cuiabá, entre os dias 24 a 28 de junho.

No mesmo período, o público que passar pelo shopping center poderá apreciar uma demonstração de atividades em altura como rapel, transposição de obstáculos com utilização de cordas e tirolesa.

A tradicional banda do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso também marcará presença no evento, com um vasto repertório de músicas cuiabanas que poderão ser apreciadas nos dias 24, 26 e 28 de junho, das 19h30 às 21h, no Pantanal Shopping.

E no dia 2 de julho, data em que se comemora o Dia Nacional do Corpo de Bombeiros, acontecerá a formatura das 250 crianças dos cinco pelotões do projeto social Bombeiros do Futuro, encerrando a primeira turma do semestre. As aulas da segunda turma estão previstas para iniciar na segunda quinzena do mês de agosto, dando início a 6ª edição do projeto.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet