Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Juina sedia penúltimos seminários e audiência pública do ZSEE

Juína sedia nos dias 18,19 e 20 de junho, o penúltimo seminário técnico e audiência pública do Zoneamento Socioeconômico e Ecologico (ZSEE). O último ocorre em Cuiabá, dias 24 e 25. O município (Àrea de Planejamento I) é a cidade pólo composta por Aripuanã, Castanheira, Colniza, Cotriguaçu, Juruena e Rondolândia. Os dois seminários técnicos aconteceram no Centro de Tradições Gaúchas (CTG). A audiência pública será amanhã (20) no Ginasio Municipal. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), confirmou presença. Ele desembarca às 18h 000 depois de participar, em Alta Floresta, da solenidade de lançamento do Programa Terra Legal, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


“A sociedade pode ter certeza que a Assembléia fará as adequações necessárias, respeitando direitos e vocações de cada região, de cada cidadão e cidadã’, disse Riva.

O ZSEE é o projeto que aproxima as realidades atuais das condições de vida nos ambientes e suas economias nas quatro regiões mato-grossenses.

A primeira rodada de discussões técnicas, na quinta-feira (19), contabilizou aproximadamente 1,2 mil participantes de diferentes segmentos sociais e revelou a preocupação das populações dos sete municípios que compreendem o regime de planejamento 1. Entre as castas sociais: oito etnias indígenas, representantes dos ministérios Público Estadual (MPE) e Meio Ambiente (MMA), secretarias dos governos Estadual e Municipal, representações sindicais e associativas, além de organizações socioeconômicas e ambientais. A segunda rodada ocorreu hoje (19). Há expectativa de casa cheia amanhã (20), cerca de 5 mil participantes, durante a audiência pública, que acontece no ginásio de esportes. O prefeito Altir Peruzzo decretou feriado religioso nesta sexta, que prossegue até o meio dia de amanhã.

No primeiro dia, os grupos indígenas chamaram a atenção com suas indumentárias, entretanto, as explicações da comissão técnica do projeto do ZSEE desmistificaram as dúvidas e preocupações. O clamor das lideranças empresariais, classes produtivas, políticas e comunitárias apontou para a inclusão desta área de planejamento na categoria 1, a consolidada.

A região, segundo seus representantes, tem todas as peculiaridades exigidas pelo projeto de ordenação territorial. De acordo com o chefe do Instituto de Defesa Agropecuaria (Indea) de Aripuanã, Tadeu Aurimar, a região é solidificada nas bases socioeconômicas. “Todos os aspectos econômicos são bem representados. A região tem suas peculiaridades, mesmos que distintas, mas em conformidade com os anseios das classes produtivas”, assegurou Tadeu do Indea.

O vendedor ambulante, Carlos JC, indagou o que está ocorrendo. “É o zoneamento”, responde um cliente, Otavio Shuffer, que informa: “ É o projeto que vai equilibrar todas as atividades no estado” .

Num balanço inicial, cerca de 90% das diretrizes dos quatro grupos de trabalho tiveram sugestões para alteração da redação original do projeto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet